[ editar artigo]

A importância dos dados na tomada de decisão

A importância dos dados na tomada de decisão

Hoje vivemos em um mundo em constante transformação, um mundo de alta volatilidade, incertezas e complexidades, desta forma, entender um cenário como este passa a ser algo desafiador.

Atualmente estamos vivendo uma nova revolução intitulada como quarta revolução industrial, uma nova era, a era cognitiva, a era da conectividade, a era onde os dados passam a fazer parte de um ecossistema digital global intitulado como "economia dos dados", onde os dados passam a ser o novo Petróleo, onde as empresas que possuem um grande volume de dados em mãos, além de ter um ativo precioso, também passam a tomar melhores decisões com o foco cada vez mais centrado no cliente.

Diariamente são gerados grandes volumes de dados na internet, o volume de dados criado nos últimos 5 anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade e vem crescendo mais rápido do que nunca, especialista afirmam que a produção de dados dobra a cada dois anos.

Porém, esses dados estão espalhados por todos os lados em grande quantidade, é ai que nos deparamos com o termo “Big Data”, que se refere a estes enormes conjuntos de dados caracterizados por grandes volumes, de grande variedade, dado que se originam de diversas fontes de dados e gerados em alta velocidade.

Para que uma empresa se beneficie desses dados é necessário realizar a captura em diversas fontes de dados e armazena-los em um repositório único, também conhecido como Data Lake.

Utilizando inteligência de negócio as empresas conseguem extrair desses dados armazenados grandes oportunidades, além disso, ferramentas de análise específicas, também conhecidas como ‘Analytics’, permitem implementar estratégias para conhecer e fidelizar melhor seus clientes, reduzir custos operacionais e melhorar seus produtos.

Em um cenário tão incerto e complexo como este que estamos vivendo, ter insights importantes sobre seus mercados, competidores e seu negócio representa um elemento competitivo importante, bem como, na criação de ganhos de produtividade e inovação.

Bom, espero que tenha gostado!

Se esse artigo fez sentido para você, comente e também compartilhe em suas redes sociais, com certeza outras pessoas também se beneficiarão.

Um grande abraço!

Marketing na Era Digital
Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues Seguir

Nelson Rodrigues é graduado e possui ampla experiência em tecnologia, nos últimos 5 anos vem se especializando em marketing e em negócios digitais com o propósito de ajudar pessoas a empreenderem no mercado digital e conquistarem liberdades.

Ler conteúdo completo
Indicados para você