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A imprescindibilidade do Inbound Marketing como estratégia para aquisição de novos clientes

A imprescindibilidade do Inbound Marketing como estratégia para aquisição de novos clientes
Alexandre Lima
fev. 18 - 3 min de leitura
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Imbound Marketing ou Marketing de Atração é a metodologia que consiste em atrair os potenciais clientes até o seu negócio por meio de conteúdo relevante que seja capaz de solucionar os problemas e sanar as dores dos consumidores. Diferentemente do outbound marketing que se trata de uma publicidade interruptiva, muitas vezes inoportunas e até inconveniente, o inbound oferece aquilo que o consumidor já procura de acordo com a etapa em que se encontra na jornada do cliente.

LEIA MAIS - Inbound marketing: tire o foco da venda e venda!!!

A grande sacada do inbound é partir da premissa de que é preciso deixar um pouco de lado a mentalidade de estar, constantemente, vendendo algo e focar em criar um relacionamento autêntico com o seu cliente, quando a venda não é o objetivo, mas a consequência do processo.  

Eu alimento a audiência com conteúdo de valor, eles engajam, buscam por mais informações, cria-se uma conexão que me gera autoridade e em algum momento quando ofereço o meu produto ou serviço, o lead que estiver pronto irá converter e posteriormente ajudará a angariar novos leads.

Aqui devemos ter em mente a proporção da Lei de Pareto, onde 80% do tempo eu falo sobre o que eu sei e nos 20% restante eu vendo, pois um lead frio não será atraído por um conteúdo de vendas, já que ele ainda não está qualificado para entender os benefícios e soluções que meu produto ou serviço oferece para suas necessidades.

É preciso que o consumidor que tiver o primeiro contato com a minha marca avance na jornada do cliente, recebendo o conteúdo correto para o seu momento, diferenciando, assim, o tipo para os que se encontram no topo, meio ou fundo de funil.

O inbound marketing contribuiu sobremaneira para democratizar a publicidade, pois cada pessoa ou empresa pode ser o seu próprio canal de mídia, criando seu conteúdo, engajando e qualificando sua audiência para, no momento oportuno, apresentar seu produto ou serviço.

Não é mais necessário gastar rios de dinheiro com anúncios em televisão, jornais, revistas de grande circulação, bem como rádios e até outdoors. Foi-se o tempo da propaganda forçada e intromissiva a que éramos submetidos sem possibilidade de recusa. Hoje escolhemos o que, quando e como queremos ver algo. E quem não se deu conta disso, provavelmente, pagará ou já está pagando um preço muito alto por isso.

É importante sempre levarmos em consideração que as plataformas de redes sociais estão em constante mudança e evolução, principalmente, em seus algoritmos, portanto, devemos ter o nosso próprio espaço onde podemos distribuir nosso conteúdo sem que este esteja tão sujeito a variações alheias a nossa vontade. Por isso, a importância dos blogs, sites institucionais, newsletter etc., pois sempre haverá uma audiência ávida por um conteúdo relevante e transformador.

O inbound marketing, quando bem executado, acaba se transformando num ciclo virtuoso para o seu negócio, pois o cliente ao ingressar nesse percurso, irá seguir por diversas etapas, cada qual com suas especificidades, até que ele termine a jornada transformado por seu produto ou serviço. Caminho este quando bem feito, com a devida orientação, boas experiências nos diversos pontos de contato, terá como consequência o retorno de novos clientes, assim sucessivamente, num looping frutuoso.

 

 


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