[ editar artigo]

A jornada do cliente e o efeito boomerang

A jornada do cliente e o efeito boomerang

Sempre tive uma queda pelas marcas que me proporcionavam experiências únicas. Pequenos detalhes que faziam eu me sentir especial, alguém importante para aquele negócio. Eu sabia que aquilo não era exclusivo para mim, mas isso não importava. E a marca me fidelizava.

Depois que comecei a estudar Marketing, e mais ainda depois da aula do Kiso, todo esse processo ficou mais claro. Entendi que os “agrados” fazem pare da jornada do cliente, e o tamanho da importância dessas ações.

Tenho clientes em segmentos diferentes, bem diferentes mesmo. O que se aplica em uma empresa, não exatamente funciona para a outra. Mas buscamos todos os dias sanar as dores específicas dos clientes de cada uma delas.

Em duas delas já conseguimos transformar clientes em promotores da marca. Em uma delas, uma padaria artesanal, desenvolvemos uma ação em que o cliente “presenteia” um amigo ou vizinho com nosso produto. Ele não tem custo algum, os dois ficam felizes, e geralmente ganhamos uma publicação marcada no Instagram, um novo cliente e alguns seguidores para o nosso perfil.

Enquanto divulgamos a marca nas mídias sociais, falando dos benefícios do pão de fermentação natural – focando em quem busca saúde e bem-estar – reforçamos também outro ponto forte do nosso produto: o sabor. Sanamos as dores de quem busca uma alimentação mais saudável com mais prazer. E quem já é nosso cliente, tem desconto especial toda semana em algum produto. A prova social vem a cada dia, a cada fornada. E isso é maravilhoso.

Meu objetivo agora é desenvolver metodologias para coletar o máximo possível de informações desse público, e usar esse conhecimento para alavancar as próximas vendas e ações. O mesmo trabalho deve ser feito nas empresas dos outros segmentos. Conhecer e entender melhor os públicos de cada uma é questão de sobrevivência. E focando no cliente, na experiência que vamos proporcionar a eles, certamente teremos mais chances de sucesso. E de fazer com o que o voo do boomerang seja cada vez mais suave.

 

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você