Se tá difícil pra quem ainda faz panfleto, imagina só pra quem publica a arte do panfleto no Instagram e patrocina achando que isso é marketing. E depois ainda diz:
- Marketing não dá resultado, impulsionei um post no IG e nem deu certo.
Bom, estou aqui pra dizer que se tem uma coisa que o marketing não faz é salvar estratégia fraca ou consertar produto ruim. #ficadica
Algo que eu sempre compartilho com meus clientes aqui na agência é, se coloque no lugar do cliente, tente pensar como ele. Avalie como é o seu processo de compra antes de adquirir algo. Como por exemplo:
Quando você deseja ir até um restaurante, como que você escolhe? Será que algum amigo indicou, então você começou a seguir no Instagram, você viu as fotos, foi no TripAdvisor ler as avaliações, depois olhou no Google Meu Negócio o horário de funcionamento e em seguida viu a distância e o caminho no Waze.
Será que você também talvez tenha se esbarrado com algum outdoor falando que quem tirar a foto tem x % de desconto ou que ganha uma sobremesa ao apresentar? E você talvez tenha ido ao dentista e visto um anúncio desse restaurante em uma mídia indoor, tipo uma TV.
Agora você decidiu e já está no restaurante, quando você senta na mesa tem um cardápio digital que não apenas te apresenta os produtos, como também sugere combinações e harmonizações de acordo com o que você pediu. Então no jogo americano, tem um QR code, que quando você mira a câmera do celular você assiste a um vídeo que conta a história do local. E imagina só que você está com seu filho pequeno o atendente dá um livreto com a mesma história do local, porém adaptada para a criança poder ler, pintar, rabiscar e interagir.
São tantas possibilidades não é mesmo? É bem desafiador separar o On e o Off line, pois em muitos momento os dois se integram, e essa é exatamente a ideia, mesclar o melhor de ambos os ambientes digital e físico para criar experiências prazerosas para o cliente experimentar.
Dá próximo vez que for pensar em uma estratégia, pense como seu cliente e se esforce para entender qual o caminho ele percorre até o momento de consumir seu produto.
Importante: Pensar de forma on-life é não pensar apenas em estratégias de prospecção, mas sim em como misturar ambos os ambientes para criar a melhor experiência e encantar seu cliente independente do objetivo da sua ação.