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A presença digital no meio educacional

A presença digital no meio educacional
Josiane Camacho Laurentino
jan. 5 - 3 min de leitura
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Um bom planejamento estratégico de Marketing deve levar em conta que qualquer empresa já tem uma presença digital (seus clientes podem estar fazendo review dos seus produtos e serviços mesmo que você não tenha nem um site pronto) nos meios on-line, mas para que ela seja positiva e sólida ela precisa estar vinculada à Jornada do Cliente, para que sejam escolhidas as ferramentas mais adequadas aos produtos e serviços da empresa.

Várias ferramentas podem ser usadas para garantir que a presença digital seja efetiva e positiva em diferentes meios, e a combinação delas possibilita que a Jornada do Cliente possa ser concluída com sucesso.

Em uma empresa de educação, por exemplo, e-books podem ser usados na etapa da descoberta da Jornada para apresentar um conhecimento específico que a empresa possui e quer compartilhar com seus potenciais clientes, gerando uma curiosidade positiva.

Passada a etapa da descoberta, o cliente pode ficar interessado em saber mais sobre os conteúdos que a empresa tem a oferecer, e um blog ou portal podem ser boas opções para compartilhar com seus clientes (atuais e futuros) seus conteúdos na etapa da consideração.

Decidido o processo de compra ou ação, é importante que o cliente tenha fácil acesso à disponibilização dos produtos, e assim um e-commerce próprio ou o uso de marketplaces são fundamentais para a conversão.

Adquirido o produto ou serviço, é importante que o cliente seja fidelizado, que sejam oferecidos conteúdos e produtos extras para que ele mantenha a empresa no seu radar de consideração. Conteúdos exclusivos em aplicativos ou em grupos do Instagram, por exemplo, podem ser boas ferramentas na etapa da experiência própria.

Por fim, é desejável que o cliente sinta vontade de compartilhar a experiência positiva que teve com o produto ou serviço, e em uma empresa de educação a opinião dos colaboradores que trabalham na empresa são relevantes para o público, pois são eles que criam os conteúdos que estão sendo oferecidos. Assim, o Linkedin pode ser usado para transformar os colaboradores da sua empresa em promotores da sua marca, da sua cultura, na etapa da experiência compartilhada.

Estas são apenas algumas sugestões rápidas que demonstram como a presença digital é composta por diversas ferramentas e em diferentes meios, e que elaborá-los em consonância com os objetivos da Jornada do Cliente é fundamental para que todas estas etapas se convertam em ações efetivas.


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