[ editar artigo]

AMBIENTES IMERSIVOS E TRANSMIDIA

AMBIENTES IMERSIVOS E TRANSMIDIA

A lógica de um ambiente imersivo é a dada por uma simulação da realidade, onde se mistura tecnologia e interação humana, a chamada realidade mista. Ela acontece pela fusão do mundo físico e digital produzindo novos ambientes e visualizações onde objetos físicos e digitais coexistem e interagem em tempo real. Um ambiente imersivo possui eminentemente duas situações: a realidade  aumentada, onde o mundo digital amplia a experiência do mundo fisíco. Um exemplo disso é o uso do celular apontando para a rua e ver onde está a estação mais próxima do metrô. A outra situação é a virtualidade aumentada, isso ocorre quando uso o mundo físico para ampliar a experiência no mundo digital. Um exemplo famoso que ilustra isso, é o jogo do Pokemón Go, que usa os imputs de lugares da realidade física para potencializar as experiências no digital.

E a  transmídia ? como ela se insere aqui? Vale dizer que a transmídia ocorre quando cada mídia contribui com um pedaço da mensagem de forma conclusiva (não deixa dúvidas) e que faz link com todas as outras mensagens. Digamos que se trata de expandir as possibilidades de contato e de experiência . Um exemplo para ficar claro. Matrix. Matrix é um filme, web série, animação, jogo e estória em quadrinhos. Cada um desses tipos levam uma mensagem e se complementa com as demais. É a forma mais inteligente de aproveitar todas as possibilidades de interação com seu público gerando relacionamento, engajamento e encantamento.

E por que é importante fazer tudo isso ? simplesmente porque quanto mais conexões  entre as narrativas e nas plataformas que seu público está, melhores resultados você atinge. Isso tudo porque quanto mais conecto às pessoas ao meu produto, mais chances de fidelização e consumo, pois, aumenta as chances de ampliar a experiência das pessoas, de tocar nas emoções, estimulados por hormônios disparados pelo cérebro que não percebe a diferença entre os mundos físico e virtual. Sendo assim, mais experiência, mais emoção, mais conexão e finalmente, mais promotores do seu produto e da sua marca.

O mundo realmente mudou!

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você