Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Caos do mercado no mundo VUCA

Caos do mercado no mundo VUCA
Hugo Leonardo Peroni
jul. 16 - 3 min de leitura
000

Salve insiders, tudo bem? Iniciei o curso “Marketing na era digital” para tentar entender o mercado digital, utilizar o conhecimento para aumentar a minha “digitalidade” e aplicar o conteúdo na empresa que trabalho.

Atualmente atuo como coordenador de marketing em uma empresa do mercado imobiliário corporativo. No início, há 5 anos mais ou menos, o objetivo do meu trabalho era readequar a comunicação visual visual da empresa. Seria um trabalho de 3 meses e, vejam vocês, já multipliquei esse período por mais de 20. Sou “Programador Visual” de formação, vertente do extinto curso Desenho Industrial oferecido pela universidade estadual paulista da cidade de Bauru. Com o tempo meu trabalho foi mudando de direção por que ainda que não houvesse um direcionamento para o marketing, intuitivamente os trabalhos que eram realizados foram migrando para além da estética: era preciso buscar clientes. Nesse tempo aprendi bastante coisa, mas de forma um tanto como improvisada. Encontrei, então, no curso “Insider Marketing na Era Digital” uma forma de organizar meus processos de trabalho e desenvolver um plano de marketing estruturado para o digital para a empresa onde trabalho.

Já na primeira aula do curso tive encontro com o conceito de VUCA em que o mercado na era digital está. Como dito, trabalho para o mercado imobiliário que passa exatamente por um processo grandioso de transformação e readequação às necessidades do digital.

O mercado imobiliário corporativo, apesar da base de concreto, é bastante volátil no sentido de que os padrões se modificam rapidamente, sobretudo em momentos como o que estamos vivendo agora. Está incerto por que a pandemia gerou dúvidas neste mercado sobre, por exemplo, se o melhor é passar a viver em uma casa espaçosa e conectada para trabalhos remotos em regiões distantes dos grandes centros ou apostar em apartamentos compactos no ó do borogodó da cidade — e isso está fazendo com que as incorporadoras realinhem suas estratégias. Segue complexo, como sempre foi, pois a decisão de uma compra é algo que é construída muitas vezes em anos e, por fim, é bastante ambíguo, pois uma morada passa a ter status de escritório e o contrário também pode ser verdadeiro.

Sei que tomei a melhor decisão de aprimorar meus conhecimentos no momento certo, ainda que os conceitos essenciais do marketing eu não conhecia profundamente (o que é assunto para o próximo post) e sei também que tenho um universo inteiro de conhecimento a absorver.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você