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Como criar um plano de ação para seu negócio?

Como criar um plano de ação para seu negócio?

Já ouviu falar sobre Plano de marketing?

O plano de marketing é um documento que dá diretrizes de como sua empresa deve se orientar no mercado, analisando ambientes externos e internos, propondo planos para o desenvolvimento de estratégias. De acordo com Kotler e keller (2018), ele é o meio principal para direcionar e coordenar os trabalhos do marketing em nível estratégico (analisando as oportunidades do mercado) e tático (que lida com os detalhes mais específicos, como a determinação de preço).

Gabriel e Kiso (2020), estruturam um plano de marketing da seguinte forma:

1. Introdução

2. Análise do macroambiente

3. Análise do microambiente: mercado, concorrência e público-alvo

4. Análise do ambiente interno/produto

5. Matriz SWOT – Avaliação de competências e análise de cenários

6. Objetivos e metas de marketing

7. Estratégias de marketing (4 Ps)

8. Planos de ação (tático operacionais)

9. Orçamentos e cronogramas

10. Avaliação e controle

Vamos explanar um pouco sobre a etapa plano de ação:

Segundo Gabriel e Kiso (2020), o plano de ação é a parte tática e operacional do plano de marketing, são eles que definem como cada estratégia será realizada.

Para cada ação desenvolvida nos 4 Ps, deve haver uma estratégia de execução.

Criando um plano de ação para sua empresa

No desenvolvimento do plano de ação, para cada estratégia você deve responder as seguintes perguntas:

  1. O que precisa ser feito para executar a estratégia?
  2. Quando será feito?
  3. Quem será o responsável pela ação?
  4. Quanto custará?

A exemplo de um plano de ação temos uma meta do Ifood, acabar com o uso de plásticos das operações delivery. O que precisa ser feito para colocar em prática essa estratégia? Acabar com o uso de plástico levado ao consumidor final, como os sacos usados para levar a comida e o plástico filme para enrolar as embalagens. Quando será feito? A ideia começou agora em 2021 e a proposta de alcançar a meta é em até 2025. Quem será o responsável da ação? Vamos supor que a equipe responsabilizou o gerente da logística. Quanto custará isso tudo? Com certeza foi lançado um valor viável para substituição dos objetos de plásticos, pois o plano já está em andamento.

Lembrando, é importante desenvolver estratégias viáveis para que não haja empecilhos na execução de cada etapa (por exemplo, investir em algo com verba inviável).

Após a etapa do plano de ação, é só prosseguir para o orçamento e cronograma do seu plano.

 


Referências

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing. 15ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.

 

 

 

Marketing na Era Digital
Jainara de Jesus Viana Silva
Jainara de Jesus Viana Silva Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, trabalho com consultoria em marketing digital, gestão de redes sociais e direção de arte na MKT Consultoria & Design. Estou disponível para novas oportunidades.

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