Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como entender o mundo VUCA pode gerar impacto positivo no nosso dia-dia

Como entender o mundo VUCA pode gerar impacto positivo no nosso dia-dia
Ícaro Leandro da Cruz Santos
fev. 3 - 3 min de leitura
000

Você já teve ou tem a sensação de viver no “modo automático”? Como crises complexas podem gerar resultados totalmente diferentes no nosso dia-dia e na vida das outras pessoas? É possível planejar a longo prazo?

No final do século XX, o exército dos EUA, percebeu que, com as estratégias usadas até então, já não era possível chegar nas projeções (metas) estabelecidas a longo prazo. A partir daí, que eles conceituaram o acrônimo VUCA: Volatility – Uncertainty – Complexity – Ambiguity.

O VUCA nos apresenta conceitos que podem nortear nossa jornada no dia a dia e criar diversos cenários que vão nos preparar melhor para as incertezas do futuro.

Volátil

O VUCA estabelece que estamos, cada vez mais, vivendo em um mundo volátil ou seja, uma hora seu negócio pode estar performando bem e daí surgem problemas econômicos – ou pandemia – e toda a regra do jogo é mudada, levando seu comércio para uma crise financeira.

O contrário também é verdadeiro, os aplicativos de delivery e de reunião por vídeo chamada são exemplos de produtos que se tornaram líderes de seus segmentos em virtude de uma pandemia de Covid-19.

Incerteza

Você tem a sensação de que cada ano é muito diferente do anterior? No começo dos séculos, a evolução da humanidade era lenta, demoravam-se anos para o conhecimento evoluir, ou seja, ser compartilhado entre as pessoas. Nos últimos 20 anos, estamos presenciando o aumento exponencial deste conhecimento gerado pela humanidade. Isto acontece, principalmente, devido ao avanço da internet. A cada dia novas tecnologias estão emergindo, adaptando-se ou evoluindo. Neste contexto, um dos caminhos para conseguirmos avançar em meio a tantas dúvidas, é a capacidade de criar diversos cenários e buscar, junto com a tecnologia, preparar-se para eles.

Complexidade

O terceiro pilar, a complexidade, surge do fato de que estamos todos entrelaçados, ou seja, agora a humanidade encontra-se conectada. O resultado desta conexão é que, a cada movimento realizado por nós, geramos impacto em outras pessoas e isto resulta em pontos negativos e positivos. A velocidade com que a pandemia de Covid-19 chegou em diversas partes do mundo é um exemplo de como estamos tão próximos uns aos outros.

Ambiguidade

Por fim, temos a ambiguidade, o último pilar, que surge da ideia de como uma onda pode ter efeitos diferentes para todos nós. Quando a pandemia de Covid-19 alcançou seus impactos mais graves, tiveram pessoas e empresas que sofreram impactos positivos (além das citadas anteriormente, podemos acrescentar Instagram, Youtube que viram suas audiências crescer exponencialmente) e outras que tiveram grandes impactos negativos, aviação, por exemplo. Isso tudo acontecendo ao mesmo tempo.


Ter conhecimento destes conceitos irá ajudar você e seu negócio a criar estratégias realmente relevantes para o seu perfil e segmento. É natural querer copiar ações que estão dando certo com seu concorrente, mas isso não terá valor se você não tiver uma meta bem elaborada, ou seja, que deixe claro aonde você quer chegar nos próximos anos. 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você