[ editar artigo]

Conhecer-se para conhecê-lo

Conhecer-se para conhecê-lo

Salve, Insiders! Para tentar organizar o caos do mundo VUCA, é preciso dar um passo atrás e entender sob que base sustentaremos todas as estratégias. Eu sou um profissional do mercado imobiliário que caiu de paraquedas no marketing e estou cada dia mais apaixonado por isso. Como venho do design gráfico, que abarca conceitos bastante complexos para o entendimento das necessidades dos clientes, como o design thinking, já havia passado por processos e estratégias que determinam a busca de soluções para as dores das empresas defronte ao digital. Mas precisava ir além. Preciso entender como deliberar um correto posicionamento da marca da empresa onde trabalho no mercado em que atua e, mais do que isso: entender os movimentos do mundo VUCA.

Na aula do curso “insider marketing na era digital” que tratou, em três partes, de todos os conceitos que determinam grande parte dos procedimentos para o desenvolvimento de estratégias de marketing. E é exatamente a partir deste ponto que iniciei o processo de leitura sobre a atuação do marketing na empresa onde trabalho e tudo começou a partir de uma, digamos, autoanálise SWOT para que eu possa me conhecer e me compreender como profissional, entender em que nível estou, o que já sei e onde preciso mergulhar.

O objetivo da autoanálise SWOT é o mesmo do aplicado aos negócios. É preciso determinar suas forças e fraquezas internas a partir da lista de ferramentas e conceitos já assimilados e ameaças e oportunidades externas a partir de benchmarks com profissionais gabaritados do meu segmento. E o resultado é fantástico! Entender que há muito o que ser melhorado muitas vezes é uma missão complexa, mas com o aprofundamento nos “conceitos essenciais do marketing”, a tarefa não foi das mais difíceis.

Mas essa autoanálise SWOT será como a atual necessidade de conhecimento: lifelong learning. Ela será abastecida constantemente para que o resultado seja cada vez mais preciso.

Marketing na Era Digital
Hugo Leonardo Peroni
Hugo Leonardo Peroni Seguir

Designer gráfico de formação, profissional de marketing por ocasião e paixão. Pretendo aprimorar meus conhecimentos para determinar uma nova jornada de marketing embasada em projeto para aplicar na empresa onde trabalho.

Ler conteúdo completo
Indicados para você