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Data-driven, não esqueça de mensurar!

Data-driven, não esqueça de mensurar!
Josiane Camacho Laurentino
jun. 25 - 2 min de leitura
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Qualquer plano ou planejamento precisa de metas, indicadores e análises de dados para ser possível avaliar os resultados obtidos, não?

Com uma campanha de Marketing isso não é diferente! Métricas e KPI's precisam ser definidos para serem utilizados nos quatro estágios das campanhas, acompanhando a evolução dos estágios na Jornada do Consumidor. No estágio 1, utilizam-se indicadores de reputação, para acompanhar como está a visibilidade e alcance dos produtos e serviços. No estágio 2, a comunicação precisa ser avaliada e para isso é importante ter em mente indicadores de sessões, de visualizações, de cliques. Já no estágio 3, onde começamos a avaliar a conversão de leads em vendas, os indicadores mais usados são dos de leads, de vendas, de conversão, de faturamento. E finalizando a Jornada, no estágio 4, é fundamental avaliar a manutenção dos clientes para que se possa chegar a análises efetivas sobre a sustentabilidade do negócio. Nesta etapa, indicadores de rentabilidade, NPS, MRV, LTV, entre outros, são muito úteis.

O uso de dados em campanhas de Marketing não pode ser entendido apenas como uma ferramenta de medição de sucesso e fracasso de vendas e cases, mas eles podem e devem orientar todo o planejamento. Sem dados não sabemos como encontrar nosso público, as necessidades dele, o que pode ser melhorado e o que precisa ser deixado de lado, como entregar resultados melhores ao consumidor, enfim, são os dados que guiarão todos os passos de qualquer campanha e definirão que estratégias e formatos serão usados.

Insigths e inovações podem surgir da análise de relatórios e métricas bem aplicadas e construídas, não deixe esta etapa para depois.


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