Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Digital subvertendo a lógica da hierarquia da comunicação

Digital subvertendo a lógica da hierarquia da comunicação
Brenda Paes Teixeira
jul. 5 - 2 min de leitura
000

Quem nasceu até os anos 90 conhece muito bem como funcionada a comunicação entre marca e consumidor antigamente. A comunicação era fria, onde o consumidor recebia a mensagem de diversas marcas, sem ao menos ter interesse ou não. Era no rádio, na TV, nos jornais impressos.

Os canais ainda existem, mas com o advento do digital, a forma de comunicação teve que se adaptar rapidamente. Com a internet, as marcas passaram a ser produtoras de conteúdo e não apenas usar a comunicação para divulgação sobre os produtos ou serviços. E para além disso, o cliente passou a ser um importante produtor de conteúdo, onde ele se relaciona com as marcas, consome, interage, cobra, tudo em um ambiente virtual que está disponível para todas as pessoas do mundo, não apenas limitado ao seu grupo de amigos, por exemplo.

É muito recente o papel das marcas como produtoras de conteúdo, e muitas das vezes isso exige demais de pequenos negócios que por vezes não possuem aporte financeiro para investir em equipes ou ações. Mas por outro lado, a internet nos aproximou mais das marcas, e hoje tanto grandes marcas como pequenas conseguem ter acesso ao seu cliente por um clique.

Isso exige uma grande responsabilidade das marcas no ambiente digital, e com certeza quanto maior a marca é, mais exigente o cliente também se torna sobre o posicionamento da marca, feedbacks, atendimento, entre outros. Hoje não é quem tem mais poder aquisitivo para investir em grandes mídias que será o mais visto. A internet possibilita uma vastidão de conexões com o público, e se usada com a estratégia correta, rende bons frutos.

Hoje ao assistir a TV é perceptível que o digital também chegou nas mídias tradicionais, onde hoje elas são mais utilizadas com ações que estão linkadas com o online. Isso só reafirma a potência da internet para as marcas e só cresce a responsabilidade sobre elas e sua atuação. Principalmente considerando que hoje um posicionamento de um cliente tem muito mais repercussão e notoriedade.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você