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Email is not dead

Email is not dead
Hugo Leonardo Peroni
jun. 10 - 3 min de leitura
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Por muito tempo as campanhas através de email promoveram grande taxa de retorno, transformando esta ferramenta em imprescindível para o relacionamento da empresa com o cliente.

Mas eis que surgem as campanhas com bancos de emails comprados no mercado negro, com intenções maliciosas, empurrando goela abaixo ao proprietário da conta sua mensagem.

Conclusão: o email marketing passou a ser desacreditado e as taxas de retorno passaram a cair de tal forma que a ferramenta foi suprimida dos manuais de marketing das empresas.

Porém, nos últimos anos, com a utilização de novas formas para captação de leads, como através das redes sociais e, sobretudo, com a expansão do comércio eletrônico, o email voltou a ser fundamental na interação com a empresa. E o mais importante: todas as ferramentas utilizadas para cadastro dos emails (captação de leads via redes sociais ou e-commerce), tem a característica de confiabilidade, transformando a empresa em remetente confiável.

Vantagens

As campanhas por email marketing podem ser automatizadas a partir da interação do cliente com a mensagem. É possível, por exemplo, definir a periodicidade entre uma mensagem e outra a partir da taxa de abertura do email.

Se determinado cliente tem aberto as mensagens com pouca frequência, talvez ele não esteja do momento de compra dos produtos ofertados no email, então a empresa pode espaçar o tipo entre uma mensagem e outra para este cliente.

Outra vantagem é o preço: Existem ferramentas baratas, gratuitas e praticamente todos os CRMs utilizados pelas empresas tem o seu módulo de campanha. Sabendo então quem o cliente é, todas as suas características como consumidor e principalmente o que ele espera da empresa, fica fácil oferecer a mensagem correta e no momento exato.

Automação

Processo tão importante quanto convencer o cliente a oferecer seus contatos para a empresa: entregar a mensagem que ele precisa receber. Para isso a automação de campanhas para email marketing se tornou fundamental.

Através delas é possível determinar toda a jornada do cliente, do primeiro contato à pós-venda. Observando os mais diversos fins que o email marketing pode ter (como apenas informar, ofertar produtos / serviços ou até promover uma interação através da avaliação da empresa), a automação proporciona a entrega da mensagem certa na hora certa.

A automatização de marketing é realizada através de diagramas que vão direcionando o cliente a outros níveis de interação. Então, por exemplo, se o cliente acessou o email e clicou em tal botão, mas parou a interação por aí, é possível determinar que no próximo email enviado este email receba conteúdo mais direcionado ao conteúdo acessado.

Além disso, como dito, é possível determinar o espaçamento temporal entre uma mensagem e outra e o nível do conteúdo com base na experiência absorvida nos emails anteriores.

Portanto, muito além de encher a caixa de emails do cliente de mensagens, o email marketing hoje tem o poder de enviar a ele a mensagem correta, no momento exato e entregando o que ele está precisando.

Apesar das campanhas e mensagens produzidas por spammers ainda entupirem as caixas de emails, há uma luz. Caminhemos em sua direção.


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