Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Entender a Si para Entender o Cliente.

Entender a Si para Entender o Cliente.
Mariangela Basoli
jun. 28 - 2 min de leitura
000

Uma vez que a Essência do Marketing é a troca para satisfazer necessidades e desejos das pessoas, é a essência para entender “pessoas”, como saber chegar neste ponto, e seu produto realmente atender essas necessidades e desejos? Ou se atende, qual a dificuldade de comunicar isso?

Uma vez que nosso cérebro, assim como todo organismo na natureza evoluiu sabendo economizar energia, criamos atalhos cognitivos para sobrevivermos. É muito mais econômico para o cérebro continuar nas “Mentiras Confortáveis” (lembram?), porque se eu já conheço aquilo, é muito mais fácil para meu cérebro manter as associações e se sustentar. 

Portanto, se não percebo isso, ao invés de querer satisfazer as Necessidades e Desejos do Cliente, antes de qualquer coisa meu cérebro vai querer satisfazer as minhas necessidades e desejos, e como todo ser humano vou projetar no outro minhas ansiedades e frustrações. Se não sei quais são minhas sombras, minhas fraquezas, ao invés de existir uma troca saudável, eu fico exigindo que o resto do mundo supra essas minhas necessidades, sem dar algo equivalente em troca. E como todos fazemos parte do mesmo sistema, com certeza o outro sente inconscientemente esse desequilíbrio trazendo um desconforto e o cérebro dele vai avisar mandando a mensagem: “Cuidado! Essa troca não está equilibrada!”. Por isso muitas vezes as pessoas vão se afastar de você, ou de seu serviço, ou de seu produto e nem sabem muito bem o porquê. 

A questão não é apenas o Preço, o Produto, a Promoção ou a Praça onde você está, porque muitas vezes tudo isso em você é melhor do que o da concorrência, mas o Cliente não vê. O que pode estar interferindo é a sua expectativa nessa energia de troca, de que muitas vezes nem temos consciência, mas que afeta muito em nossa vida pessoal e consequentemente nos negócios.

Se você está fazendo tudo certo, dentro das regras do Marketing e não está funcionando, conhecer a si mesmo pode ser uma solução. Para quem se interessa sobre este assunto e quer saber mais sobre esse equilíbrio de troca, do “Dar e Receber em Equilíbrio”, recomendo que pesquisem as Teorias Sistêmicas de Bert Hellinger, que inclusive explicam sobre isso tanto no crescimento pessoal quanto nas empresas. 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você