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Entender a Si para Entender o Cliente.

Entender a Si para Entender o Cliente.

Uma vez que a Essência do Marketing é a troca para satisfazer necessidades e desejos das pessoas, é a essência para entender “pessoas”, como saber chegar neste ponto, e seu produto realmente atender essas necessidades e desejos? Ou se atende, qual a dificuldade de comunicar isso?

Uma vez que nosso cérebro, assim como todo organismo na natureza evoluiu sabendo economizar energia, criamos atalhos cognitivos para sobrevivermos. É muito mais econômico para o cérebro continuar nas “Mentiras Confortáveis” (lembram?), porque se eu já conheço aquilo, é muito mais fácil para meu cérebro manter as associações e se sustentar. 

Portanto, se não percebo isso, ao invés de querer satisfazer as Necessidades e Desejos do Cliente, antes de qualquer coisa meu cérebro vai querer satisfazer as minhas necessidades e desejos, e como todo ser humano vou projetar no outro minhas ansiedades e frustrações. Se não sei quais são minhas sombras, minhas fraquezas, ao invés de existir uma troca saudável, eu fico exigindo que o resto do mundo supra essas minhas necessidades, sem dar algo equivalente em troca. E como todos fazemos parte do mesmo sistema, com certeza o outro sente inconscientemente esse desequilíbrio trazendo um desconforto e o cérebro dele vai avisar mandando a mensagem: “Cuidado! Essa troca não está equilibrada!”. Por isso muitas vezes as pessoas vão se afastar de você, ou de seu serviço, ou de seu produto e nem sabem muito bem o porquê. 

A questão não é apenas o Preço, o Produto, a Promoção ou a Praça onde você está, porque muitas vezes tudo isso em você é melhor do que o da concorrência, mas o Cliente não vê. O que pode estar interferindo é a sua expectativa nessa energia de troca, de que muitas vezes nem temos consciência, mas que afeta muito em nossa vida pessoal e consequentemente nos negócios.

Se você está fazendo tudo certo, dentro das regras do Marketing e não está funcionando, conhecer a si mesmo pode ser uma solução. Para quem se interessa sobre este assunto e quer saber mais sobre esse equilíbrio de troca, do “Dar e Receber em Equilíbrio”, recomendo que pesquisem as Teorias Sistêmicas de Bert Hellinger, que inclusive explicam sobre isso tanto no crescimento pessoal quanto nas empresas. 

Marketing na Era Digital
Mariangela Basoli
Mariangela Basoli Seguir

Terapeuta Integrativa Sistêmica, descobrindo que o Marketing tem muito mais a ver com o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal do que imaginava...

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