[ editar artigo]

Entregue o conteúdo certo para o seu público.

Entregue o conteúdo certo para o seu público.

O ambiente escolar é um espaço com muitas possibilidades de geração de conteúdo, entretanto, o primeiro passo para começar a produzir esse conteúdo é entender quem é o seu público e onde ele está.

Uma pesquisa rápida, formatada por meio de um formulário gratuito do google, e enviada para pais e alunos pode ajudar nesta identificação. Neste mesmo formulário é possível colocar uma pergunta sobre os interesses dessas pessoas dentro do universo escolar.

Outra sugestão é entender quais são os problemas que a sua instituição pode ajudar a resolver. Por exemplo, a sua escola é bilíngue, mas 40% das famílias não fala inglês. Esta é uma realidade bem comum nas escolas de ensino básico que oferecem a opção bilíngue. Os pais querem que os filhos tenham mais oportunidades no mercado de trabalho com a aprendizagem de uma segunda língua, porém eles não falam inglês. Então como a sua escola pode ajudar a resolver o problema desses pais? Seria uma escola de inglês para pais? Um e-book com dicas de frases simples trabalhadas na escola? Pílulas de conteúdo inglês-português no site e redes sociais? Ou ainda a produção de vídeos dos alunos com dicas para o aprendizado dos pais?

Existem muitas oportunidades de conteúdos resolutivos e criativos dentro da escola.

Se de repente o Facebook e o Instagram são canais mais habitados pelos pais, a sua conversa vai ser direcionada para eles nesses canais, por outro lado se o Tik Tok e o Youtube têm uma participação maior dos alunos, o seu conteúdo deve ser direcionado para eles.

Já vi muita escola produzindo conteúdo de aula no Tik Tok, com professores engajados neste ambiente com foco na aprendizagem dos alunos utilizando os canais onde eles estão.

Quando a escola está focada em entender o seu público, o conteúdo entregue será o mais adequado e de interesse das pessoas, desta forma as oportunidades de ações e projetos surgirão naturalmente e com o engajamento de todos.

Marketing na Era Digital
Priscila Padilha
Priscila Padilha Seguir

Jornalista de formação, pós-graduada em marketing e especialista em marketing escolar. São mais de 22 anos de atuação nas áreas de marketing, comunicação e de relacionamento com clientes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você