Friamente falando, claro que o objetivo final de toda empresa é crescer obtendo resultados financeiros através do lucro. Mas a venda pela venda não faz sentido para o marketing. A função do marketing é gerar valor e criar Branding para dar significado a marca e colocá-la na mente do consumidor de forma emocional, criando reputação e reconhecimento. É isso que fará com que a empresa seja novamente a escolhida de forma natural e espontânea numa próxima compra, e assim mantenha o fluxo de resultados financeiros sempre no positivo.
E para gerar valor é cada vez mais essencial que a marca crie sua própria audiência mantendo um conteúdo de qualidade para a jornada, em canais apropriados ao target e de acordo com os objetivos de marketing. Um bom conteúdo deve ter o consumidor como o centro da estratégia e deve resolver um determinado problema exatamente no momento que o consumidor precisa que seja resolvido. O conteúdo pode ser entregue em forma de artigo, vídeo, ebook ou post nas redes sociais da marca.
Um bom Marketing de Conteúdo retém a atenção da audiência e funciona como um canal de interação com a marca, para que os clientes e potenciais clientes possam tirar dúvidas, conversar ou enviar sugestões de melhoria. O compartilhamento desse conteúdo pelos clientes nas suas redes sociais denota que a marca conseguiu a confiança deles, ganhou autoridade no assunto e virou uma referência no seu mercado de atuação.
Concluindo, um conteúdo de qualidade, com foco em transmitir informações relevantes ao público e trazendo solução direta para os seus problemas, gera valor e, consequentemente, oportunidades de novos negócios com sua base de contatos. Desta forma, depois que o conteúdo atraiu e gerou valor pensando no público, a venda acaba sendo uma mera consequência do processo.