Se fosse para eu escolher o mais importante conceito para ambiente digital nos dias de hoje, seria a "Jornada do cliente". A atenção ao caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com uma marca ou empresa até a efetiva compra de um produto ou serviço.
Esse percurso tem fases bem definidas, mas pode ser maior ou menor, dependendo da solução adquirida. São as 4 etapas pelas todo cliente passa até comprar:
- Aprendizado e descoberta
- Reconhecimento do problema
- Consideração da solução
- Decisão de compra.
Para conquistar sucesso ao criar o mapa da jornada do cliente é preciso, antes de tudo, ter domínio sobre cada uma de suas etapas. É como um jogo de tabuleiro, no qual um cliente precisa percorrer quatro estágios, recebendo informações personalizadas em cada um deles para poder avançar rumo à linha de chegada.
Me conta, você como usuário, percebe que está neste caminho? As empresas/produtos que você tem utilizando estão utilizando essas etapas?
Como dica, viver a Jornada do Cliente no dia a dia e na prática é o diferencial para o sucesso ascendente de sua empresa.