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Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo
Raquel Paula Daneluz
mar. 15 - 3 min de leitura
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Se você está pensando em fazer marketing de conteúdo, saiba que não é simplesmente criar conteúdo, é uma questão de estratégia e é só através dela que você vai conseguir gerar resultados para o seu negócio. 

Ao criar uma estratégia, você precisa se fazer três perguntas: 

Por que eu estou fazendo marketing de conteúdo? Quais são os meus objetivos? Eles podem ser: gerar leads; brand awareness (visibilidade, quando as pessoas gostam do seu conteúdo, compartilham e fazem com que mais pessoas conheçam a marca); diminuir gastos (quando o vendedor entende muito do negócio, ele acaba vendendo mais rápido); gerar autoridade.

Para quem eu estou fazendo marketing de conteúdo? Qual é a sua persona? Saiba quem é a sua audiência. Descubra o dia a dia dela e crie conteúdo que se encaixe na rotina dela, conecte este conteúdo ao seu produto. 

Como eu estou fazendo este conteúdo? Determine em que canais e formatos você vai disponibilizar o seu conteúdo. Pense no que a sua audiência quer e onde ela procura. Os formatos podem ser: vídeo, áudio, texto e imagem.

Faça um bom conteúdo. Veja se o seu conteúdo resolve o problema do seu público no momento em que ele precisa, de acordo com as três etapas do funil (topo (descoberta), meio (consideração) e fundo (decisão)): 

_No momento da descoberta, quando as pessoas estão procurando resolver um problema e começam a pesquisar, nesta etapa eles ainda não pensam em comprar.

_Na consideração, quando elas começam a pensar nas opções disponíveis para resolver o problema. 

_Na decisão, quando elas já sabem como resolver e passam a definir quem pode ajudá-las a resolver o problema.

Para cada um destes momentos, você precisa definir o que escrever, e para isto, a pesquisa de palavra-chave pode te ajudar, existem ferramentas para isso. Descubra o que as pessoas estão pesquisando no google, o que é relevante para a sua persona. No entanto, lembre-se que quando elas pesquisam no google, acabam não digitam a intenção real, muitas vezes elas abreviam, deixando tudo muito genérico, por isto o segredo de um bom profissional de marketing é entender o que as pessoas realmente buscam, qual é a real intenção delas, só assim você vai conseguir produzir um conteúdo útil para elas, um conteúdo sobre o que elas querem encontrar e não pelo que elas estão buscando. 

Para isto, você precisa entender a persona, pesquisar, mapear, produzir um bom conteúdo para a persona certa, no momento certo da jornada, baseado em dados para saber o que elas realmente querem.

Monte uma estratégia, escreva o conteúdo de topo de funil que leve a pessoa a decidir comprar de você. Ao longo da jornada, converta os visitantes em leads, faça uma lista e passe para seus vendedores, transforme em negócios, gere dinheiro e faça esta conexão. Porém, tenha sempre em mente que a jornada só funciona, se você gerar valor para as pessoas, valor é o conteúdo de qualidade, aquele que as pessoas vão ver, compartilhar, e repassar para os outros, se você não gerar valor, as pessoas não vão querer te achar no google, não vão querer compartilhar e seu negócio não vai prosperar.


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