Quando se utiliza o marketing de conteúdo é essencial que se tenha em mente as 3 perguntas: Por quê? Para quem? Como?
Por quê? – a primeira coisa que se deve pensar para a elaboração da estratégia é no motivo pelo qual o marketing de conteúdo está sendo feito. Gerar leads, naturalmente, é um dos objetivos principais do marketing de conteúdo na maioria das vezes, mas não é apenas isso, também é relevante:
- Aumentar o reconhecimento da marca – fazer com que a marca seja vista por uma quantidade maior de pessoas. Ao atrair o público através de conteúdos úteis e relevantes, a percepção positiva e as interações com a marca aumentam.
- Educar o mercado e consequentemente reduzir custos – usar conteúdos para que as pessoas entendam como sua marca pode ajudá-las. Desta forma, o cliente consegue dirimir suas dúvidas e diminui o tempo para efetuar a compra, deixando o vendedor livre para efetuar uma próxima venda.
- Gerar autoridade – quando através de conteúdo útil e relevante, sua marca começa a ser vista como referência no assunto.
- Aumentar retenção de clientes – preservar a carteira de clientes já existentes tem um custo menor do que trazer novos clientes.
Para quem? - quanto mais houver foco em um nicho, seu alcance pode ser menor, mas em contrapartida seu engajamento será maior. Por isso, é essêncial que se tenha a persona bem definida e se elabore conteúdos focados nela.
Como? – objetivos e personas diferentes pedem tipos de conteúdo específicos também. Uma boa estratégia precisa focar nos canais e formatos que maximizam a eficiência e o alcance dos conteúdos gerados.
Elaborando uma estratégia em que o Por quê? Para quem? e Como? estejam em harmonia perfeita aumenta o patamar para que você tenha sucesso garantido!