Embora o uso de ferramentas digitais tem crescido consideravelmente a cada dia, principalmente depois da necessidade que a pandemia trouxe aos usuários e aos anunciadores, é sempre bom lembrar de que o Marketing Digital é apenas uma das possibilidades e ambientes que o conceito do marketing apresenta.
No entanto, não podemos negar que as vantagens de usar as ferramentas digitais são inúmeras, não apenas pelo seu dinamismo, mas pela proximidade e acessibilidade com seu público. Segundo dados do relatório Webshoppers feito pela Ebit, as vendas online cresceram mais de 41% só no ano passado, cada vez mais empresas e negócios estão apostando em sua comunicação e estabelecendo um canal de vendas online, usufruindo de todos os benefícios que o ambiente digital tem a oferecer, principalmente no aspecto logístico.
Porém, como todo territorio a se percorrer, precisamos antes de mais nada, analisar o perímetro e traçarmos um plano para explorar a área, isso não é diferente com as estratégias de Marketing dentro do ambiente digital, precisamos conhecer nosso público, ver seu comportamento, sobretudo alinhar seu propósito e traçar um paralelo nas questões que sua marca/ empresa defende.
Assim como o uso das ferramentas, o comportamento do público tende a ser diferente dentro do ambiente digital, suas críticas e seu feedback funcionam de maneira extremamente imediatista, é mais exigente e sua influência é muito maior, o boca a boca nunca esteve tão poderoso. Por isso, é importante que as empresas entendam desse comportamento e estejam preparadas para suprir as necessidades dos seus clientes dentro das plataformas, para isso a estratégica de marketing precisa estar muito apurada, de como que sua comunicação esteja personificada, de modo que o seu cliente consiga se distanciar o máximo do aspecto tecnológico/digital e se conecte com uma aura humanizada.