[ editar artigo]

NETNOGRAFIA

NETNOGRAFIA

É a pesquisa e coleta de informações em comunidades de discussão, fóruns, blogs, sites de avaliações, perfis e hashtags nas redes sociais e outras plataformas. Nessas fontes de pesquisa a opinião dos consumidores sobre determinada marca, produto, serviço ou segmento é natural e distante de qualquer contaminação ou orientação. O que garante a naturalidade desse tipo de pesquisa.

A pesquisa netnográfica é utilizada quando precisamos obter informações empíricas de um público consumidor com a finalidade de saber o que vem sendo falado por ele sobre uma determinada marca, produto, serviço ou segmento.

Para isso o pesquisador convive com esse público, nos meios digitais, como um participante dessas comunidades a fim de observar seus comentários e interações.

Sua finalidade é coletar e organizar esses dados para traçar estratégias mercadológicas, gerar novos insights, co-criação com o público ou identificar melhor a natureza de certos problemas, entre outras utilidades.

Case de marca

Em uma agência que trabalhei recebeu um novo cliente da área de cosméticos que atendia o público feminino com produtos capilares. Uma marca recém adquirida, já em atividade com seus produtos, clientes e redes sociais com aproximadamente 10 mil seguidores, mas baixíssimo engajamento. O objetivo dessa marca, após um “rebranding”, era fazer um relançamento.

Enquanto agência, realizamos uma pesquisa netnográfica analisando as redes sociais da marca, dos seguidores que comentavam nas publicações e de sites de avaliação de reputação como o Reclame Aqui. Além de não encontrar feedbacks positivos, descobrimos uma quantidade de clientes com o mesmo problema com a marca: fizeram compras online (antes da mudança de proprietários) e não receberam seus produtos. Essas mesmas clientes relatavam o ocorrido em seus perfis pessoais mencionando a marca (que manteve o mesmo nome), comentavam nas postagens feitas por ela e no site Reclame Aqui. Em todos esses canais não obtiveram nenhuma resposta por parte da empresa.

Realizamos a pesquisa, levantamos os dados, organizamos e levamos até o conhecimento do cliente com a sugestão de que, inicialmente, emitisse um comunicado nos canais digitais de que a empresa havia sido vendida e estava passando por um processo de mudança de diretoria, logística e comunicação, mas que estava tomando conhecimento de algumas situações e que manteria o compromisso de entrega dos produtos comprados pelos clientes antes da venda.

A devolutiva do cliente foi que havia resolvido apagar os posts antigos e, por consequência os comentários indignados, ignorar as reclamações via e-mail e Reclame Aqui e que começariam as redes sociais iniciando as postagens do zero, mas utilizando o mesmo perfil onde tinham os clientes insatisfeitos porque na compra da empresa estavam inclusas as páginas em duas plataformas de redes sociais. Então, queriam aproveitar a quantidade de seguidores.

Com isso entendemos a importância da utilização da pesquisa netnográfica porque trouxe à tona os problemas iniciais que a empresa enfrentaria diante de um público que já é consumidor e que afetaria diretamente a credibilidade da marca, mas que não foram levados em consideração pela própria empresa.

Marketing na Era Digital
HELTON MARTINS DE OLIVEIRA
HELTON MARTINS DE OLIVEIRA Seguir

Diretor de Arte com formação em Publicidade e Propaganda, certificação em Marketing Médico, Planejamento Estratégico e Produção de Conteúdos para Redes Sociais. Fotógrafo por hobby e, também, um ouvinte que se comunica em Libras.

Ler conteúdo completo
Indicados para você