[ editar artigo]

NETNOGRAFIA E DISTANCIAMENTO

NETNOGRAFIA E DISTANCIAMENTO

A Netnografia utiliza as inúmeras ferramentas digitais para a imersão no público – alvo desejado, através de instrumentos metodológicos da Antropologia, mapeia os códigos, comportamentos e valores do grupo social.

Para um resultado mais fidedigno, os profissionais envolvidos têm que desenvolver um distanciamento de suas vivências pessoas em relação ao target a ser estudado. Qualquer forma de pré-conceito irá deturpar o conhecimento do outro.

Como adoro exemplos, trago situações hipotéticas com pitadas de verossimilhança.

Publicitária conservadora recebe um cliente que pretende inaugurar uma casa de swing e deseja contratar um trabalho de Netnografia para conhecer melhor o seu público.

Publicitário sênior atende uma nova marca de energético que deseja estudar o universo dos jovens que frequentam as raves.

Citei dois exemplos apenas para ilustrar a necessidade de distanciamento na Netnografia. Não é uma novidade. Nos trabalhos antropológicos da era analógica isto já era praticado. Lembro de uma palestra do Darcy Ribeiro no colégio que ele já abordava esta questão.

Com disciplina na metodologia e utilizando as ferramentas digitais adequadas o resultado será um conhecimento amplo e profundo do grupo desejado.

Marketing na Era Digital
Rubens Chaves Seguir

Publicitário ( PUC-RJ) com Pós Graduação em Marketing ( Faculdade da Cidade - RJ ). 52 anos .Vinte dois anos de experiência na área de Marketing na Petrobras Distribuidora. Atualmente em transição.

Ler conteúdo completo
Indicados para você