Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Netnografia, estamos utilizando corretamente?

Netnografia, estamos utilizando corretamente?
Luara Venancio
mai. 17 - 1 min de leitura
000

Com este nome você deve estar se perguntando, o que exatamente seria isso. Mas calma! Vamos começar hoje pelo conceito literal do que é Netnografia: é uma modalidade de Etnografia, na qual a longa permanência do/a pesquisador/a em campo e a descrição sistemática das situações sociais fornecem dados para a análise da cultura de determinado grupo ou sociedade.

Para o entendimento mais claro dos procedimentos metodológicos da netnografia, faz-se necessário um detalhamento de algumas etapas fundamentais em qualquer tipo de pesquisa.

Atualmente existem duas etapas iniciais que os investigadores, sendo o 1º  os investigadores devem ter perguntas específicas da pesquisa e então identificar os fóruns on line apropriados aos tipos de perguntas. Em 2º, os investigadores devem aprender tanto quanto possível sobre os fóruns, os grupos, e os participantes. E quando as comunidades virtuais adequadas foram identificadas, o pesquisador pode julgar entre elas quais usam os critérios que são especificamente apropriados à investigação.

De uma maneira geral, as vantagens da netnografia são: pode ser conduzida de forma mais rápida e a medida em que se resume a material textual e escrito; é menos subjetiva, na medida em que é possível ter registros de vários tipos de materiais.

 

Apesar de ser bem teórico, este é a base para uma boa pesquisa com seu alvo.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você