Estamos vivendo o momento mais intenso dos últimos 20 anos no e-commerce porque com o isolamento social muitas pessoas que não costumavam consumir, ou não consumiam, via internet passaram a experimentar essa forma de comprar.
Empresas que atuavam no varejo via e-commerce antes da pandemia foram as que melhor performaram, obtendo resultados muito superiores a períodos anteriores.
As vendas online foram o único caminho encontrado pelas lojas para sobreviverem neste período de quarentena.
E os negócios que não tinham presença digital, não possuíam um e-commerce, apenas pontos físicos? Ahhh esses infelizmente passaram e estão passando “bons bocados”. Muitos atuando de forma errada, mas o que deveriam ter feito?
- Começar seu negócio digital com o que o seu público está procurando
- Estudar o perfil e o comportamento das pessoas, as quais têm “dores” desejos e aspirações.
- Criar conteúdos sobre seu negócio baseado nas dores e inspirações do seu público
- Coletar dados, informações do seu potencial cliente
- Iniciar a construção da sua audiência
- Começar vendendo poucos itens, baseado no que seu público está procurando
- Validar estes produtos via conteúdo nas suas redes sociais, é necessário vender de uma forma constante durante 90 dias para que se tenha essa validação.
- Depois da validação é que você deve se preocupar com a tecnologia e a estrutura
- Adquirir uma plataforma que dê uma boa experiência para seu cliente.
- Ter um bom processo de reposição, fazer parcerias com fornecedores que possam atender seu reabastecimento rapidamente
- Oferecer cross-selling.
A pandemia fez acelerar o desenvolvimento de tecnologias e os e-commerces bombaram. Agora, a tendência é que os consumidores também fiquem mais cautelosos. Por isso, daqui para a frente os sellers precisam mais do que nunca se reinventar.
Entenda seus consumidores, observe a concorrência, negocie melhores condições com fornecedores, reveja o portfólio de produtos, encontre oportunidades, invista em tecnologia — tudo isso pensando no agora, mas também a médio e longo prazo.