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O que o cliente fala quando não fala?

O que o cliente fala quando não fala?

A Netnografia é embasada na antropologia para estudar o comportamento de consumo dos indivíduos e seus códigos culturais. Trata-se de uma análise mais aprofundada por meio de observação no campo digital.

Dessa forma, o pesquisador realizará o mapeamento dos símbolos e códigos que representam crenças, valores, comportamentos, hábitos e costumes dos consumidores virtuais.

Com o advento das mais diversas tecnologias, os profissionais de marketing possuem uma gama de informações possíveis de mensuração, como por exemplo os resultados de ações e campanhas de marketing, que na maioria das vezes é realizado apenas de forma quantitativa.

Para compreender de fato como o consumidor funciona, os aspectos que caracterizam seu modo de vida, suas percepções em relação a um produto, um serviço ou uma marca é preciso ir além e realizar uma pesquisa de formato qualitativo que busca averiguar os dados intrínsecos, ou seja, busca destrinchar a comunicação com base nos códigos de comportamento.

Saber o que os consumidores dizem e atrelar isso ao que está por trás dos códigos não ditos irão permitir com que as organizações tenham mais do que indicadores, e sim, soluções insights mais direcionados para gerar ações de marketing mais efetivas.

Marketing na Era Digital
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA
ELISÂNGELA DA SILVA ROCHA Seguir

Administradora (UNIVALI), Especialista em Gerenciamento de Marketing (FURB/INPG), Mestre Engenharia de Produção (UFSC) e Doutora em Turismo e Hotelaria (UNIVALI) com período sanduíche na Universidade Rovira I Virgili, Espanha.

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