A Netnografia é embasada na antropologia para estudar o comportamento de consumo dos indivíduos e seus códigos culturais. Trata-se de uma análise mais aprofundada por meio de observação no campo digital.
Dessa forma, o pesquisador realizará o mapeamento dos símbolos e códigos que representam crenças, valores, comportamentos, hábitos e costumes dos consumidores virtuais.
Com o advento das mais diversas tecnologias, os profissionais de marketing possuem uma gama de informações possíveis de mensuração, como por exemplo os resultados de ações e campanhas de marketing, que na maioria das vezes é realizado apenas de forma quantitativa.
Para compreender de fato como o consumidor funciona, os aspectos que caracterizam seu modo de vida, suas percepções em relação a um produto, um serviço ou uma marca é preciso ir além e realizar uma pesquisa de formato qualitativo que busca averiguar os dados intrínsecos, ou seja, busca destrinchar a comunicação com base nos códigos de comportamento.
Saber o que os consumidores dizem e atrelar isso ao que está por trás dos códigos não ditos irão permitir com que as organizações tenham mais do que indicadores, e sim, soluções insights mais direcionados para gerar ações de marketing mais efetivas.