Conhecer o cérebro humano e suas emoções faz parte do estudo do comportamento das pessoas, tarefa importante para o entendimento do consumidor perante as estratégias de comunicação. Quanto mais compreende esse universo do comportamento e as emoções das pessoas quando estão prestes a tomar decisões, mais os profissionais de marketing terão assertividade.
Os Hacks mentais também chamado popularmente de gatilhos são bastante utilizados nas estratégias publicitárias por influenciarem o comportamento humano ativando uma determinada região do cérebro, que geram reações rápidas levando as pessoas a tomarem alguma decisão.
Estudos demonstram que algumas palavras funcionam de forma atrativa no cérebro, por isso são utilizadas na redação dos anúncios. Grátis, você, segredo, novo são palavras positivas para o cérebro, o que garante sensação de benefício. Enquanto a palavra “não” deve ser evitada por trazer uma reação oposta as pessoas.
A estratégia da escassez também bastante utilizada em sites e e-commerce promove a tomada de decisão de forma rápida, se o consumidor não o adquiriu poderá ficar sem o produto ou serviço (sensação de perda), porque trata-se das últimas unidades, vagas, ingressos e itens.
O senso de urgência muito utilizado em cupom de desconto por tempo determinado também provoca reação rápida de conversão de compra devido a validade da oferta. Por exemplo, apelos promocionais como é hoje e últimos dias remete a ação de urgência.
A estratégia de ancoragem é baseada em formar uma primeira percepção de algum produto ou de preço para oferecer uma segunda opção. Leva o consumidor a comparar e perceber vantagem e se decidir pelo segundo oferecido. Dessa forma, os produtos que são medianos perto de produtos líderes e com valores mais altos da categoria se tornam mais baratos.
A prova social é excelente para lançamento de produtos, presente na estratégia de influência, as pessoas comparam produtos recomendados, endossados por depoimentos positivos por pessoas próximas e por celebridades.
Todas essas estratégias são aplicadas nas ações de comunicação com o objetivo de acelerar a decisão do consumidor para a etapa de conversão, aplicado nas redações das propagandas na etapa de fundo de funil do marketing.