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Para ter sucesso em suas estratégias de marketing, você precisa sair delas

Para ter sucesso em suas estratégias de marketing, você precisa sair delas

Diariamente somos bombardeados por “fórmulas mágicas” de como ter sucesso no Instagram, Facebook, LinkedIn (insira aqui qualquer plataforma que quiser), deixando confusa e ansiosa qualquer pessoa que dependa de alguma forma do marketing digital.

Não se engano. É claro que é importante se preocupar com os canais de comunicação da sua marca, mas antes de colocar todo seu esforço em uma plataforma, ou pior, tentar dar conta de todas que existem, você precisa ter estratégia.

E como montar uma estratégia de marketing digital de sucesso?

Bem, talvez, em 2021, essa seja 'a pergunta de um milhão de dólares'.

Sem ter pretensão nenhuma de me juntar aos gurus da internet e ditar o que é certo e o que é errado, neste texto, ofereço meus 'cinco centavos' à esta discussão:

Para ter sucesso em suas estratégias de marketing você precisa, primeiro, sair delas.

Philip Kotler afirma que "marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca".

Então, se marketing é troca e todos os negócios, no fim, são feitos de pessoas para pessoas (H2H), antes de dar qualquer passo no campo tático, você precisa primeiro entender de pessoas.

“Toda empresa precisa ser obcecada por entender seu público” — Martha Gabriel

E por “público” precisamos ir além dos já famigerados, porém importantes, público-alvo e persona. Veja alguns exemplos:

  1. Público interno: seja para aceitar trabalhar na sua empresa ou pra difundir seus valores entre o público geral, sua equipe de colaboradores é o primeiro público que "compra a sua ideia". Não se esqueça dele nas suas análises e vá além do óbvio, entendendo quais são as realizações e sonhos que desejam alcançar trabalhando para a sua empresa.
  2. Público local: a comunidade onde sua empresa está inserida também afeta o seu negócio. Dependendo do seu nicho, é dali que vem seus fornecedores, parceiros comerciais e, muito provavelmente, seus colaboradores. Mantenha relações amigáveis com as autoridades, participe de eventos e promova ações em prol da sua comunidade local.

Indiferente da técnica que você escolher para ter acesso a essas informações, lembre-se: por mais básico que isso possa parecer, muitas empresas e profissionais de marketing negligenciam esta atividade.

Ter um profundo entendimento das dores, necessidades e desejos do seu público será o seu primeiro passo rumo ao sucesso - e você deve revisitá-lo com frequência.

 

 

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Capa: Foto por Lindsay Henwood via Unsplash

Marketing na Era Digital
Micheli Beal Ribeiro
Micheli Beal Ribeiro Seguir

Arquiteta e urbanista por formação, encontrei no marketing a minha paixão.

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