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Planejamento Estratégico de Marketing: como fazer?

Planejamento Estratégico de Marketing: como fazer?
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mai. 2 - 3 min de leitura
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Todo empreendedor deve pensar no seu negócio estrategicamente. Mas e aí, você sabe como fazer o seu planejamento estratégico?

Em primeiro lugar é necessário ter a compreensão de que nem todo planejamento é estratégico. Existem coisas que precisamos planejar para o dia a dia dos nossos negócios, e aqui estamos falando de planejamento tático e operacional.

O que diferencia então o planejamento estratégico?

Muitas pessoas costumam brincar que o planejamento estratégico é o jogo de xadrez do mundo dos negócios. Esta analogia tem uma verdade bastante interessante.

Planejar estrategicamente é você definir quais serão as suas ações, passo a passo, para atingir um determinado objetivo, considerando as condições que o mercado lhe impõe hoje.

Pensando num tabuleiro de xadrez, você observa a distribuição das peças e tenta executar uma ação para garantir um resultado daqui a duas ou três jogadas. Só que para garantir o seu resultado você também tem que fazer uma previsão de como o seu adversário (mercado) vai se comportar em jogadas futuras.

Aqui já aprendemos a primeira lição, não é possível fazer nenhum planejamento estratégico se eu não olhar para o tabuleiro como um todo.

Também não é possível fazer um planejamento estratégico sem pensar que as peças do adversário (ou do mercado) também vão se movimentar.

Muitos negócios pecam no planejamento estratégico por considerar apenas o que é relevante para a sua empresa, esquecendo de que existem vários outros fatores intervenientes no mercado, que influenciam a sua decisão e, consequentemente, os resultados.

Também não é possível fazer um planejamento estratégico sem saber para onde ir. Portanto, tenha a sua proposta de valor bem definida.

E como em todo jogo de xadrez, a sua estratégia tem que ser revista a cada jogada, afinal de contas, se as peças do adversário não se moverem como você havia planejado, não conseguirá êxito.

Aqui já aprendemos a segunda grande lição, nenhum planejamento estratégico é estático. Ele pode e deve mudar a cada passo, se necessário, caso aquelas variáveis de mercado não tenham se mantido da forma como imaginamos seu comportamento.

Faça uma análise SWOT

Uma série de empresas erra no planejamento estratégico por não querer mudá-lo. Isto pode acontecer por vaidade, por prepotência e até por descuido, mas pode ser fatal para muitos negócios.

Errar numa estratégia e insistir no erro pode significar o fracasso do empreendimento.

Defina no seu planejamento estratégico, suas metas e objetivos bem concretos, e mais do que isso, defina parâmetros monitorá-los e medir o seu desempenho.

Também não se esqueça de que não existe nenhuma realização sem um financeiro por trás. É obrigatório o seu planejamento estratégico estar alinhado com o seu financeiro.

Elabore estas métricas para curto, médio e longo prazo, e defina qual será o parâmetro ou o valor que fará você rever o seu planejamento, periodicamente.

Pronto para ser um estrategista do marketing nos negócios?

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Fonte: Portal Sobre Jogos


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