[ editar artigo]

Por que Duopana?

Por que Duopana?

Ninguém chega longe sozinho. E se chegar, não terá para quem contar as histórias que viveu ao final dessa longa caminhada. Esta ideia sempre esteve em minha cabeça, e se tornou a semente de um produto que hoje está transformando a vida de pessoas em todas as partes do mundo.

Imagine que você conquistou tudo que sonha. Comprou um super carro, está morando em uma bela casa e possui todo o dinheiro que precisa (e até mais um pouco). Seja qual for seu objetivo, você conseguiu atingi-lo. Mas de que adianta tudo isso se você estiver só e não puder compartilhar essa alegria com outras pessoas?

Tudo só faz sentido pois vivemos nossas experiências com outras pessoas, contamos o que acontece e repartimos juntos as alegrias e tristezas ao longo da nossa jornada. Assim, o primeiro motivo de criar o Duopana é por que toda a nossa vida é baseada na vivência em sociedade.

O conhecimento é compartilhado

Por muitos e muitos anos, era considerado sábio aquele que lia diversos livros e guardava a maior quantidade de informação possível. A valorização do conhecimento era dada para aqueles que o detinham: os doutores, mestres e especialistas nos mais diversos assuntos.

Para ter acesso à educação era preciso ter contato direto com algum “guardião” do saber, que estavam confinados em universidades e outras instituições de ensino. Por muito tempo foi assim, e por mais que funcionasse até certo ponto, não era o ideal.

A mudança aconteceu com o advento da internet. Quando todo este conhecimento ficou indexável e acessível para qualquer pessoa, em todos os cantos do planeta, o mundo e a educação mudaram de vez.

Esta ruptura colocou um fim na necessidade de ter que se buscar conhecimento diretamente de um estudioso. As informações deixaram de ficar na cabeça de uma pessoa só e passaram a estar acessíveis por muitas pessoas ao redor do mundo.

No entanto, engana-se quem pensa que os estudiosos perderam espaço. Muito pelo contrário. Podemos dizer que a importância deles continua significativa, mas agora adequada ao mundo moderno.

O segundo motivo de criar o Duopana é por entender que os especialistas atuam como moderadores dos assuntos e guias do conhecimento, garantindo que o que está sendo compartilhando ainda possui veracidade, relevância e valor. Assim criamos comunidades com um conteúdo rico e confiável sobre um nicho.

Na internet, principalmente quando falamos de comunidades online, o papel de um moderador é de extrema importância para o bom funcionamento deste ambiente. Ele garante que na comunidade tenhamos assuntos relevantes e verdadeiros.

Se no passado quem mais sabia sobre algum assunto era aquele que retinha mais informação, hoje a valorização é da pessoa que compartilha conhecimento com a sociedade. Para ser reconhecido como uma autoridade em um assunto, seja ele qual for, a pessoa precisa divulgar, compartilhar e se expor, para assim ser visto e conhecido.

Podemos afirmar que a relação com o conhecimento não está mais na posse, mas sim no compartilhamento dele.

Por mais conhecimento que alguém tenha, se isso não for dividido com outras pessoas, de nada valerá.

O que é um bom encontro?

Uma das minhas motivações sempre foi poder ajudar a melhorar a vida das pessoas, promovendo uma transformação positiva em cada um. Essas mudanças que falamos anteriormente culminaram na Duopana, que se encaixa perfeitamente nesse contexto.

A transformação é o produto que resulta dos bons encontros de pessoas que acontecem dentro das comunidades criadas usando a plataforma Duopana. Essa sempre foi uma busca minha e que estou conseguindo realizar agora.

Para mim, um bom encontro é aquele que transforma positivamente a vida das pessoas envolvidas. Um simples bate-papo com um amigo, uma troca de ideia com um colega ou mesmo uma reunião de trabalho podem resultar em mudanças, pequenas ou significativas, mas que contribuem para a evolução de cada um.

Se de alguma forma você saiu impactado de forma positiva, significa que houve uma transformação real decorrida de um bom encontro.

Uma das principais características da internet é a capacidade de encurtar distâncias e permitir a qualquer pessoa descobrir tudo o que mais precisa sobre algum assunto. Dois pontos que, juntos, dão origem à uma comunidade, o ambiente perfeito para conectar pessoas em torno de um mesmo assunto.

A ligação entre pessoas com o mesmo interesse, independentemente de onde estão, é algo que faz parte do DNA da Duopana e faz com que milhares de pessoas utilizem nossa plataforma todos os dias.

Nós não existimos pela tecnologia, mas sim pelo propósito de unir pessoas. O terceiro motivo de criar a Duopana é acabar com as distâncias entre pessoas que se interessam pelo mesmo tema, não importa onde estejam.

Duopana e a criação de comunidades

Devo confessar que não tive uma epifania e criei a Duopana do dia para a noite. Esse foi um processo que começou em 2017 e foi evoluindo até o que é hoje. E tenho certeza que isso vai continuar para sempre, pois assim como a vida, nós acreditamos que é o movimento constante que mantém tudo vivo e em evolução.

Eu acredito, desde que me entendo por gente, no poder de transformação das pessoas. Das minhas formações acadêmicas, em Análise de Sistemas e Psicologia, a segunda já foi feita pensando nesse propósito. 

LEIA MAISLifelong Learning: como a educação e a tecnologia podem andar juntas?

A Duopana não é uma empresa que está baseada na tecnologia. Afinal de contas, ela vem, passa e o que fica são as pessoas. Por isso, nossa companhia é voltada para as pessoas, que promovem bons encontros, trocam informações e geram uma verdadeira transformação, sem se importar com a localização geográfica.

Um dos fatos interessantes da Duopana é que nossa plataforma não é imutável e sempre será assim. Desde o começo as necessidades foram sendo percebidas e o produto melhorado, para que você pudesse ter a melhor experiência possível dentro deste espaço.

Todos os dias, assim como você, nós estamos aprendendo, mudando e buscando evoluir. Além disso, é realmente emocionante saber como milhares de pessoas estão crescendo, evoluindo e adquirindo mais conhecimento por meio da nossa plataforma. Ao mesmo tempo que sei da nossa responsabilidade, ao nos esforçarmos cada vez mais para oferecer o melhor serviço para todos os nossos clientes e usuários.

Não se trata do tanto de gente que vai entrar, mas sim da força da transformação que você irá promover

Nosso grande desafio é crescer cada vez mais, mas sem deixar de promover bons encontros ao redor do mundo e que resultem em milhões de transformações individuais com um impacto global.

Comunidades online e offline

Desde que o ser humano parou de caçar existem comunidades. Se no princípio nos reuníamos por questões de sobrevivência, agora fazemos isso por interesses em comum. Fãs de algum assunto, simpatizantes de alguma causa ou trabalhadores de uma área se juntam e colaboram coletivamente para o desenvolvimento individual e do todo. Antes tudo acontecia offline, e agora potencializada com a ajuda da internet.

A existência de fóruns e grupos na internet não é algo novo, mas a forma como isso acontece tem mudado com o tempo. Mais recentemente com as redes sociais, esse assunto voltou a ficar em evidência e tem despertado o interesse de muita gente.

Muitas pessoas ainda possuem grupos de discussão sobre determinados assuntos dentro das redes sociais. Mas apesar de isso parecer contraditório, estes lugares não são os mais adequados para a troca de conhecimento e informações relevantes.

São tantos anúncios, pop-ups e links competindo com a informação que fica até difícil manter o foco no conteúdo. Isso gera inúmeras consequências, principalmente para o desenvolvimento de discussões mais aprofundadas e a troca de conhecimento relevante. 

Isso sem contar o fato de que, por não serem construídas com foco nisso, essas plataformas não permitem o armazenamento adequado da informação e a busca por arquivos antigos. Além de deterem o controle absoluto de tudo, desde aspectos funcionais do ambiente até as pessoas e as suas informações que elas escolheram compartilhar. 

Existem outras tentativas feitas em grupos de ferramentas de mensagens, que sofrem com os mesmos problemas. Não é possível compartilhar um conteúdo de qualidade em um sistema no formato de chat.

Além disso, mesmo que estes grupos sejam feitos para um nicho, o ambiente acaba estimulando conversas sobre temas que não envolvam o assunto originalmente proposto. Enfim, podemos dizer que estes locais não estimulam bons encontros.

Duopana: bons encontros e transformações

Imagine que você irá se encontrar para bater papo com um amigo e falar sobre a vida, simples assim. Se esse compromisso for feito em um lugar apertado, cheio de gente e barulhento, provavelmente vocês não terão uma boa experiência.

Agora, se ele acontecer em um ambiente confortável e agradável, a história muda completamente e ambos saem positivamente transformados pela troca de ideias. Podemos resumir dessa forma a diferença entre um grupo em uma rede social ou fórum e uma comunidade criada na Duopana.

LEIA MAISPor que o marketing de comunidade pode agregar na sua estratégia de comunicação?

Criar uma comunidade não é fácil, afinal de contas são vários desafios a serem cumpridos para atingir o sucesso. A parte boa é que a nossa plataforma oferece todas as condições necessárias para isso, além de estarmos em constante evolução, sempre buscando otimizar processos, melhorar a experiência e facilitar a vida dos nossos clientes e usuários. 

Em resumo, a Duopana é a plataforma para a construção de comunidades online colaborativas e para pessoas que acreditam que com a força coletiva é possível chegar muito mais longe. 

Ela é totalmente indicada para pessoas e empresas que querem construir relações interpessoais duradouras e fortes. Tudo isso em um ambiente seguro e que conta com todas as ferramentas necessárias para uma boa gestão de comunidade.

Comunidades, sejam elas na internet ou fora dela, são formadas por pessoas que não apenas se reúnem. Mas sim por indivíduos que colaboram entre si, trocam informações e constroem coisas juntos. 

Não se trata do tanto de gente que vai entrar, mas sim da força da transformação que você irá promover. É para isso que estamos aqui.

Tudo está ao seu alcance e pronto para ser usado. Conte sempre com a Duopana e boa jornada!


Você já tem alguma experiência com comunidades online ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe nos comentários a sua opinião e eu respondo para você!

Marketing na Era Digital
Luciano Kalil
Luciano Kalil Seguir

CEO - Duopana - Plataforma para você criar comunidades e ambientes colaborativos de produção de conteúdo.

Ler conteúdo completo
Indicados para você