[ editar artigo]

Por que não tenho resultado no digital?

Por que não tenho resultado no digital?

Por que não tenho resultado no digital?

Tenho conversado com alguns empreendedores de pequenos negócios sobre o avanço e as possibilidades do marketing digital e ouço muito o “dono” dizer que não consegue ver resultados efetivos com ações no digital.

Antes de continuar, quero me apresentar. Meu nome é Iara Espíndola, trabalho em marketing desde 1994 (sou da época de layout em letra sete e fotolito 😱). Trabalhei em multinacionais e empresas nacionais de grande porte. Em 2012 apostei no digital na empresa em que estava trabalhando e de lá para cá tenho tentado acompanhar essa tendência. No início de 2019 resolvi empreender e abrir minha empresa de consultoria em marketing e comunicação digital.

Voltando ao assunto, existe uma ansiedade de resultados rápidos para esse empreendedor, principalmente os pequenos que criaram seus perfis nas redes sociais, “contratam” alguém da família para a gestão delas e acabam por fazerem posts orgânico. O problema é que sabemos que o alcance deles cai dia a dia, sem uma estratégia, sem um calendário editorial, sem uma linha de comunicação.

Uma marca que acabou de entrar no mercado não pode querer resultados imediatos. A marca não é conhecida localmente, não há clientes para validar a qualidade do seu serviço ou do seu produto. A grande maioria das vezes oferece um conteúdo mal elaborado e não diz o que o seu produto pode agregar de valor ao potencial cliente.

É um caminho árduo que nós empreendedores digitais temos que seguir, pois esse pequeno empreendedor sabe da importância de estar no digital, ainda mais no momento que estamos passando, porém tem medo de investir. O que lhe resta então é usar a estratégia acima que vai deixa-lo frustrado e sem retorno financeiro.

Nós sabemos que o importante é o marketing de resultados principalmente o financeiro, mas sem estratégia e direcionamento isso não acontece e sabemos a importância de investir na marca.

Tento no meu trabalho entender a dor desse empreendedor, criar junto com ele uma estratégia para seu negócio, fazer um plano de marketing com objetivos e metas, com um calendário editorial para seguir em frente, medindo resultados, testando novas estratégias e ferramentas e entregando o melhor resultado

Mas aí vem novamente a ansiedade para um resultado imediato.

O discurso, volta lá para o início e continuo tentando, tentando...

Isso acontece com você também? Coloque seus comentários.

Marketing na Era Digital
Iara Teixeira de Espíndola
Iara Teixeira de Espíndola Seguir

Profissional da área de marketing desde 1994, atuei em empresas multinacionais e nacional de grande porte, na indústria, varejo e distribuição. Hoje presto consultoria em marketing e comunicação digital para PME.

Ler conteúdo completo
Indicados para você