Durante muito tempo o Marketing foi vinculado a uma ideia de oportunismo, no entanto nos tempos atuais, principalmente com o aumento do uso das mídias sociais, onde cada um tem a necessidade de se conectar e se comunicar com o outro, enfatizando suas principais qualidades diretamente a sua imagem ou a de um produto, o real significado do Marketing vem sendo usado com mais frequência, em diferentes proporções e desmistificando a ideia de que ele é usado apenas para vendas.
Pensar que o Marketing é usado única e exclusivamente como fonte para ampliar suas vendas e que está ligado necessariamente com o uso de tecnologia, é ignorar o real conceito dele, tendo em vista que é sua origem tem como principal elemento o comportamento e a comunicação humana.
Depois de saber que o Marketing nada mais é que uma troca de informação, em que ambas as partes têm interesse, conseguimos fazer um paralelo com as outras questões institucionais, porém o aspecto mercadológico é apenas uma das vertentes do Marketing. Uma vez que seu intuito é utilizar dele para o seu benefício ou de sua empresa/produto, é interessante que se faça uma boa gestão de Marketing, de modo que todos os elementos vinculados ao a sua essência sejam utilizados, ou seja, a troca, a comunicação. Independente do seu objetivo, é preciso priorizar as informações sobre seu receptor(quem irá receber sua mensagem), suas dores, seus medos, suas vontades, necessidades, reunir o máximo de informação possível, só assim a verdadeira troca será feita!
Você consegue falar, ele consegue ouvir!