Como estudamos no capítulo de marketing digital, o mesmo deve se definir como Marketing em ambiente digital, nos levando para as infinitas possibilidades de estratégias, como a Transmídia, que é o uso integrado das mídias, de forma que uma história ou mensagem ultrapasse os limites de um único meio.
Geralmente citamos vários exemplos estrangeiros, mas temos alguns cases para chamar de nossos. Quem não lembra da Vivi Guedes a personagem que ultrapassou a barreira da ficção em uma ação muito bem sucedida, onde a personagem substituiu a garota propaganda da montadora. A ação estreou um formato novo de comerciais onde o conteúdo se misturava com o comercial levando o telespectador a uma nova experiência.
E essa personagem engajou também nas redes sociais: seu perfil no Instagram chegou à marca de 2,5 milhões de seguidores, onde sua história de influencer digital acontecia em tempo real, um grande passo também na forma de se contar a trajetória de uma ficção em tempo real.
Outro case comercial foi a veiculação orquestrada simultaneamente em 13 canais de tv aberta, fechada e digitais para lançamento da nova Duster GoPro Renault em uma segunda feira ás 21h58 minutos exatos —, sim eles conseguiram estartar nos minutos exatos. Vida longa à criatividade e aos formatos surpreendentes.