[ editar artigo]

Transmedia e crossmedia - diferenças e objetivos

Transmedia e crossmedia - diferenças e objetivos

Cada vez mais as empresas vêm buscando estratégias para se comunicarem com as personas que consideram relevantes para seus negócios. Um dos processos comumente utilizado na comunicação é o crossmedia, distribuindo o mesmo conteúdo nas diferentes mídias utilizadas pelas empresas.

Uma das vantagens do crossmedia é que o cliente escolhe o meio que prefere consumir a informação. Essa estratégia visa alcançar o maior número de pessoas com o mesmo conteúdo.

Já o transmedia conta uma história ao consumidor por meio de diferentes canais. A arte de contar histórias ou storytelling, como chamamos nos dias atuais, é uma forma de envolver o consumidor com o objetivo de criar um relacionamento entre ele a marca.

Com essa estratégia é possível aumentar a relevância dos diferentes canais de comunicação da empresa ao possibilitar que o usuário navegue entre eles buscando complementar o conteúdo recebido por meio de algum deles. Porém, se o usuário acessar apenas um meio ou canal, terá acesso parcial às informações.

A escolha por um ou outro na estratégia que será adotada pela empresa dependerá do objetivo que se quer alcançar, mas o maior desafio ainda está na criação de conteúdos relevantes para atingir o público-alvo, que estimule a interação, gere mais engajamento, reforço de marca e estreite os laços desse relacionamento.

 

Imagem: rawpixel.com

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você