Cada vez mais as empresas vêm buscando estratégias para se comunicarem com as personas que consideram relevantes para seus negócios. Um dos processos comumente utilizado na comunicação é o crossmedia, distribuindo o mesmo conteúdo nas diferentes mídias utilizadas pelas empresas.
Uma das vantagens do crossmedia é que o cliente escolhe o meio que prefere consumir a informação. Essa estratégia visa alcançar o maior número de pessoas com o mesmo conteúdo.
Já o transmedia conta uma história ao consumidor por meio de diferentes canais. A arte de contar histórias ou storytelling, como chamamos nos dias atuais, é uma forma de envolver o consumidor com o objetivo de criar um relacionamento entre ele a marca.
Com essa estratégia é possível aumentar a relevância dos diferentes canais de comunicação da empresa ao possibilitar que o usuário navegue entre eles buscando complementar o conteúdo recebido por meio de algum deles. Porém, se o usuário acessar apenas um meio ou canal, terá acesso parcial às informações.
A escolha por um ou outro na estratégia que será adotada pela empresa dependerá do objetivo que se quer alcançar, mas o maior desafio ainda está na criação de conteúdos relevantes para atingir o público-alvo, que estimule a interação, gere mais engajamento, reforço de marca e estreite os laços desse relacionamento.
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