Faz alguns anos que estamos vendo as pessoas passando cada vez mais tempo em seus smartphones e vivendo em uma realidade muito mais on-line. Apesar disso, foi preciso a pandemia do novo coronavírus para que algumas marcas e empresas se adequassem à esta nova realidade.
Com as portas físicas fechadas as oportunidades de negócio se concentraram na internet e esta passou a ser a única maneira de enfrentar e sobreviver neste período.
Para muitos, este foi um processo de inúmeras dificuldades porque não se tratava apenas de estar na internet, mas de possuir uma forte presença digital, que deveria ter sido construída há algum tempo.
Aqueles que foram pegos de surpresa investiram esforços apenas na venda, esquecendo que, como bem explicado pelo Kiso, uma boa presença digital depende da combinação da experiência ideal – design, estrutura ideal – tecnologia, posicionamento e objetivo – marketing.
Apesar de constantemente encontrarmos aqueles que concentram seus esforços apenas nas redes sociais, as possibilidades de presença digital são inúmeras, tantas quantas forem as possibilidades de criação de conteúdos digitais. Por isso, é preciso estar onde os seus clientes estão, e lembrar que eles não só vão comprar os seus produtos e/ou contratar os seus serviços pela internet, como também terão experiências em todos os pontos de contato com o seu negócio.
Esta experiência pode ainda te ajudar na construção de uma boa presença digital porque, se positiva, esta comparação entre expectativa e realidade que formam a percepção do cliente sobre você, poderá ser compartilhada pelo próprio consumidor nos canais que ele utiliza, reforçando ainda mais a sua reputação, autoridade e influenciando a opinião de outros clientes.
Vale ainda ressaltar que a pandemia não só acelerou a transformação digital para alguns negócios, como reforçou que, mesmo este processo precisa ser feito com consistência entre o off-line e o on-line e também com verdade. Pois a relevância é conquistada a partir do que marcas e empresas têm a dizer e quais problemas conseguem solucionar, colaborando para aumentar a proximidade entre o cliente e o seu negócio.
Não basta apenas estar na internet, é preciso ter uma boa presença digital.