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Você sabia? Quanto maior for sua variedade de produto, menor é sua chance de vender!

Você sabia? Quanto maior for sua variedade de produto, menor é sua chance de vender!

🧠 O cérebro humano trabalha para diminuir dor e aumentar prazer. Quando há uma grande variedade de alternativas há uma grande sensação de perda pelo cérebro, ou seja, escolher uma opção significa abrir mão de muitas outras possivelmente boas também.

Muitas opções dificultam a tomada de decisão e criam "dor" para o indivíduo. Alguns estudos apontam inclusive que muitas vezes o cérebro entende ser mais fácil não fazer nenhuma escolha.

Olá pessoal, tudo joia por aí? Hoje vamos conversar um pouco sobre neurociência aplicada ao marketing e descobrir que conhecendo o cérebro humano suas estratégias de marketing podem ser muito mais assertivas. Para apresentações confiram os links no final do conteúdo, certo? ;)

Você conhece o paradoxo da escolha? Em seu livro, Barry Schwartz aponta que ao mesmo tempo que as opções e possibilidades nos dão liberdade e autonomia, nos paralisam. Ter muitas opções disponíveis pode causar sofrimento e ansiedade. Você já visitou um restaurante com cardápio enorme e se cansou para escolher um prato? Ou foi no supermercado e não conseguiu escolher uma marca na gôndola? Ou foi numa loja de roupa e ficou indeciso sobre qual roupa comprar? Pois é, muitas alternativas exigem um esforço cerebral maior para tomada de decisão.

É importante lembrar que sim, o cérebro gosta de quantidade mas não de variedade. Nós gostamos da sensação de lucratividade e de ganho, mas não da sensação de perda. Escolher é renunciar. Lembram o que falei lá no começo? O cérebro trabalha para aumentar prazer e diminuir dor, e fazer uma escolha inevitavelmente é também fazer uma renúncia. Como dito por Daniel Kahneman, não perder R$100,00 é mais motivador do que ganhar R$100,00. 

Se você não está vendendo, a variedade de ofertas pode estar sendo o motivo!

Sendo assim, entender o comportamento do consumidor e como a performance cerebral atua na decisão de compra é fundamental para criar estratégias que facilitem o seu processo decisório e criem boas experiências influenciando o consumo.

Espero ter contribuído com essa perspectiva e estou à disposição para trocarmos ideias!

Abraços da Gabi!

Para conhecer mais:

www.gabrielabarrosmkt.com.br

www.instagram.com/gabrielabarrosmkt 

Marketing na Era Digital
Gabriela Barros
Gabriela Barros Seguir

Publicitária pela UNICAP, Gabriela Barros tem experiência e especialização na área de marketing e comunicação. Possui MBA em Marketing pela FGV e é Mestre em Gestão Empresarial pela UniFBV/Wyden. Professora, empreendedora e consultora.

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