A jornada do cliente é essencial para entender o caminho do seu possível cliente até o estágio de consumidor fiel e promotor da sua marca. É entender o objetivo de cada estágio da jornada para usar a mensagem e os pontos de contato adequados de forma coordenada, para que o cliente se torne um verdadeiro fã da marca.
É o caminho de entendimento do seu público desde a descoberta no primeiro contato com a sua marca até o pós-venda, onde o cliente considera a recompra no estágio da fidelização.
No entanto, esse caminho não é tão linear, podemos encontrar clientes em diferentes estágios e para isso a importância de oferecer conteúdo para cada etapa. E cada uma dessa etapa também pode ser porta de entrada para jornada. Além disso, o mesmo cliente pode estar no estágio da ação, mas voltar na consideração para pesquisar mais sobre o produto ou para validar sua compra.
A jornada é viva e se retroalimenta, não podendo ser concluída como linear, mas como estágios dinâmicos. Dessa forma, algumas estratégias são importantes para manter vivo o contato com o cliente. No ambiente digital, pode ser utilizado cookies, remarketing e e-mails marketing para continuar impactando o seu consumidor.
A jornada é centrada no cliente, na experiência que os consumidores possuem com o seu produto e/ou serviço nos diversos pontos de contato. Diferente do tradicional funil de marketing focado na venda, o objetivo da jornada é além da conversão de vendas, é ganhar novos clientes por meio dos promotores da marca.
O desafio é focar na experiência do cliente, reduzindo os atritos durante a jornada. As ações de marketing é para alcançar o público-alvo e fidelizá-lo melhorando a fluidez. Ao repeti-la, cria-se um vínculo com o cliente conseguindo dados para melhorar seu produto/produto e o desempenho dos seus canais.
Com a experiência positiva, o negócio cresce em clientes e faturamento com a possibilidade de redução do custo de aquisição do cliente, porque seus consumidores serão divulgadores da sua marca.