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Automação no marketing

Automação no marketing

Antes da internet, o marketing era o responsável por apenas uma pequena etapa do processo de vendas, ele tinha o papel de despertar o interesse do consumidor, e era o vendedor que assumia o cliente guiando-o até o fechamento. Hoje em dia, o consumidor tem acesso e pesquisa conteúdos na internet, nas redes sociais e normalmente chega na loja já sabendo o que quer comprar, a responsabilidade do marketing aumentou.

Então essa parte, que antes era feita 1 para 1 com o vendedor, hoje é feita de forma massiva online, através da automação, o que possibilita que o relacionamento continue de forma pessoal e escalável.

Usando a automação

A automação também tem papel importante na qualificação do lead e quanto mais você conseguir postergar o atendimento individual para uma próxima etapa do funil, mais economia você faz, porque você deixa de gastar com um especialista no assunto, num momento em que ele não se faz necessário, nutre o lead com conteúdos eficazes até ele estar preparado, e aí sim o vendedor entra em cena, assim você entrega para ele um lead mais qualificado, mais pronto para a compra.

Ela ajuda a entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, na hora certa tornando sua mensagem mais relevante, num mundo em que o consumidor se vê bombardeado de informações.

As campanhas que alcançam sucesso com a automação de marketing, são as que conseguem criar um efeito de humanidade nos textos, nos vídeos, nas imagens, nos emails. O grande segredo aqui está em construir uma comunicação persuasiva que pareça de 1 para 1, porque se você tratar todo mundo igual, não conseguirá engajamento e pode acabar sendo bloqueado pelo consumidor, perdendo cada vez mais relevância. 

Entenda a jornada do cliente, entenda o interesse do lead e seu estágio de compra e dê a ele as informações necessárias de maneira automatizada. Atinja os seus objetivos, usando ferramentas que te ajudem a organizar os seus contatos em segmentos, por tags, assim você consegue refinar a comunicação a um nível bem preciso.

Marketing na Era Digital
Raquel Paula Daneluz
Raquel Paula Daneluz Seguir

Formada em publicidade, trabalhei 6 anos com marketing na agricultura familiar e 15 anos como produtora de televisão.

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