O que é data-driven?
Confira a definição apontada pelo Neilpatel:
Data-driven é um adjetivo que qualifica processos orientados por dados, ou seja, embasados na coleta e análise de informações. No mundo dos negócios, significa colocar os dados no centro da tomada de decisão e do planejamento estratégico, buscando fontes confiáveis ao invés de gerir a empresa por intuição.
Em resumo, é a otimização dos dados que servem para ajudar nos processos internos da empresa, contribuindo nas tomadas de decisões e nos insights para aprimorar a jornada de compra do consumidor.
5 Benefícios do data-driven marketing
Conheça os cinco benefícios do data-driven marketing apontados por Gabriel e Kiso (2020):
- Tempo e clareza
Filtrar, analisar dados com mais rapidez e melhorar a tomada de decisões.
- Segmentação
Ajuda a segmentar o público de forma mais eficaz e relevante, o que contribui, também, na sua entrega. Exemplo, segmentação personalizada no Facebook:
Imagem Resultados Digitais
- Personalização
Colabora para um contato mais próximo ao consumidor, criando laços mais estreitos, o que contribui para a realização de uma compra. Um exemplo, é o anúncio promocional no e-mail, se referindo a pessoa pelo nome:
Foto promocional MC Donald
- Experiência do cliente
Facilita na melhoria de procedimentos para a experiência do cliente. Como exemplo, temos a pesquisa de satisfação em muitas empresas, como avaliações em sites, que podem servir para melhorar a eficiência do trabalho junto ao público-alvo:
- Desenvolvimento de produtos
Ajuda a melhorar os produtos contribuindo para otimizar experiência do consumidor, além disso, ameniza seus riscos. Digamos que o disquete foi aprimorado de acordo com as necessidades do consumidor (focando em sua experiência e perspectivas para seu futuro), sua evolução, se encaixa, dessa forma, como um ótimo exemplo para desenvolvimento de produtos. Com sua melhoria tecnológica, hoje, ele é vendido como armazenamento de nuvem para o consumidor, o que colabora para a praticidade, maior capacidade, entre outros, confira:
Viu como o data-driven pode ajudar sua empresa? Então, já sabe que vale muito a pena investir nessa tecnologia para facilitar os processos do seu negócio!
Referências
GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.