[ editar artigo]

Benefícios de investir em data-driven marketing

Benefícios de investir em data-driven marketing

O que é data-driven? 

Confira a definição apontada pelo Neilpatel:

Data-driven é um adjetivo que qualifica processos orientados por dados, ou seja, embasados na coleta e análise de informações. No mundo dos negócios, significa colocar os dados no centro da tomada de decisão e do planejamento estratégico, buscando fontes confiáveis ao invés de gerir a empresa por intuição.

Em resumo, é a otimização dos dados que servem para ajudar nos processos internos da empresa, contribuindo nas tomadas de decisões e nos insights para aprimorar a jornada de compra do consumidor.

5 Benefícios do data-driven marketing

Conheça os cinco benefícios do data-driven marketing apontados por Gabriel e Kiso (2020):

  • Tempo e clareza

Filtrar, analisar dados com mais rapidez e melhorar a tomada de decisões.

  • Segmentação

Ajuda a segmentar o público de forma mais eficaz e relevante, o que contribui, também, na sua entrega. Exemplo, segmentação personalizada no Facebook:

                                                Imagem Resultados Digitais

  • Personalização

Colabora para um contato mais próximo ao consumidor, criando laços mais estreitos, o que contribui para a realização de uma compra. Um exemplo, é o anúncio promocional no e-mail, se referindo a pessoa pelo nome:

                                                        Foto promocional MC Donald

  • Experiência do cliente

Facilita na melhoria de procedimentos para a experiência do cliente. Como exemplo, temos a pesquisa de satisfação em muitas empresas, como avaliações em sites, que podem servir para melhorar a eficiência do trabalho junto ao público-alvo:

  • Desenvolvimento de produtos

Ajuda a melhorar os produtos contribuindo para otimizar experiência do consumidor, além disso, ameniza seus riscos. Digamos que o disquete foi aprimorado de acordo com as necessidades do consumidor (focando em sua experiência e perspectivas para seu futuro), sua evolução, se encaixa, dessa forma, como um ótimo exemplo para desenvolvimento de produtos. Com sua melhoria tecnológica, hoje, ele é vendido como armazenamento de nuvem para o consumidor, o que colabora para a praticidade, maior capacidade, entre outros, confira:

Viu como o data-driven pode ajudar sua empresa? Então, já sabe que vale muito a pena investir nessa tecnologia para facilitar os processos do seu negócio!

 

 


Referências

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2020.

https://neilpatel.com/br/blog/data-driven/#:~:text=Data%20driven%20%C3%A9%20um%20adjetivo,gerir%20a%20empresa%20por%20intui%C3%A7%C3%A3o. 

Marketing na Era Digital
Jainara Viana
Jainara Viana Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, atuo como assistente de marketing, trabalhando com planejamento, produção de conteúdo, gestão de redes sociais e apoio as atividades de endomarketing.

Ler conteúdo completo
Indicados para você