O blog como estratégia de Marketing Digital é uma forma de engajar seguidores e proporcionar ensinamentos para as pessoas que visitam o seu site. Abre a possibilidade de elas conhecerem mais sobre os seus produtos e serviços.
Blog vem da combinação de "web" e "log" ou "weblog" e foi eventualmente abreviado para "blog". Nos anos 1990, quando os blogs apareceram pela primeira vez, eles eram principalmente diários online. Assim, as pessoas forneciam relatos pessoais de suas vidas.
Naquela época, os blogs eram sites construídos tradicionalmente. Eles eram atualizados e enviados manualmente. Portanto, isso limitava o número de blogueiros apenas àqueles que sabiam como construir e fazer upload de páginas da web.
No entanto, tudo mudou no final da década de 1990, quando o LiveJournal e o Blogger desenvolveram plataformas que não exigiam conhecimento técnico. Depois disso, o blog expandiu.
Dessa maneira, no início dos anos 2000, o WordPress surgiu e rapidamente se transformou em uma das plataformas de blogs mais usadas.
Confira algumas diferenças entre Blogs e Sites
Primeiro, uma das principais diferenças entre sites e blogs é a quantidade de envolvimento do proprietário e do visitante do site. Segundo, os blogs costumam ser usados com mídias sociais porque os visitantes podem deixar comentários e conversar com o proprietário do blog.
Antes dos blogs, os visitantes dos sites podiam assinar um "livro de visitas", mas não havia um método para ter uma conversa online (exceto e-mail) através do site.
Outro aspecto dos blogs que diferem dos sites tradicionais é a frequência com que é atualizado. Muitos sites são estáticos, uma vez que eles estão em alta, as informações não mudam. Blogs, por outro lado, são como sites de notícias, que são atualizados frequentemente com novos conteúdos.
Portanto, como muitos recursos novos que surgem, os empreendedores visionários reconheceram o formato do blog como uma ferramenta de marketing. Assim, começaram a usá-lo para fornecer informações e atualizações para seus clientes e como uma forma de atrair novos negócios. A partir daí, os blogs se transformaram em uma nova e efetiva estratégia de marketing.
Blog como estratégia de Marketing Digital
Em conclusão, blog como estratégia de Marketing Digital é o processo de atingir o mercado-alvo de seu negócio, através do uso de um blog.
Inicialmente, os proprietários de empresas tinham um blog separado de seus sites, mas hoje você pode integrar facilmente os dois para facilitar o gerenciamento e aumentar o acesso dos visitantes.
Muitos donos de empresas usam uma plataforma de blogs, como o WordPress, tanto para o site quanto para o blog. Além disso, como os blogs cresceram em facilidade e popularidade, muitas pessoas criaram empresas a partir de blogs por conta própria.
Por exemplo, alguns blogs de comida são empresas por si só.
Além disso, a própria natureza dos blogs os torna ideais para o marketing. Eles fornecem novos conteúdos para atrair as pessoas de volta e oferecem uma maneira de interação entre os consumidores e as empresas.
Barato para iniciar e executar
Embora existam plataformas de blogs gratuitas, como o Blogger e o Wordpress.com, é possível criar uma aparência profissional que permita que sua marca exclusiva brilhe.
Ou seja, usando uma opção hospedada por você, como o WordPress.org, por um custo de um domínio e hospedagem na web, você pode ter um blog de marketing personalizado.
Veja alguns motivos para usar essa estratégia
Fácil de usar: A maioria das plataformas de blogs é simples de usar. Se você pode copiar, colar, digitar, arrastar, soltar e fazer o upload, você pode ter um blog com aparência profissional.
Uma maneira eficaz de o tráfego bidirecional chegar ao seu site: Oferecer dicas, atualizações e outros novos conteúdos dá às pessoas uma razão para vir e ou retornar ao site da empresa. Assim, dá-lhes a oportunidade de comprar.
Melhora o Ranking do Search Engine: O Google, em particular, gosta de encontrar e classificar novos conteúdos. Portanto, muitos empresários usam blogs especificamente para otimização de mecanismos de buscas (SEO).
Mostre o que você sabe: Permite que você mostre seu conhecimento para ganhar confiança e credibilidade com o seu mercado. As pessoas gostam de saber com quem estão fazendo negócios.
Com um blog, você pode provar que tem qualificações específicas , fornecer dicas úteis e outras informações valiosas, que ajudam os consumidores a se sentirem satisfeitos em gastar dinheiro com seu produto ou serviço.
Conecte-se com o seu mercado: Embora a maioria das empresas agora use mais outras plataformas sociais do que blogs para engajamento, os blogs podem permitir que você tenha uma conversa com seu mercado.
Dessa maneira, isso lhe dá a oportunidade de construir confiança, bem como obter feedback e fornecer atendimento ao cliente.
Em outras palavras, pode ganhar dinheiro além do seu produto ou serviço. Você pode aceitar publicidade, promover produtos afiliados e obter patrocinadores, adicionando outras fontes de receita à sua empresa.
Uma desvantagem para o Blog como estratégia de Marketing Digital
Como tudo mais na vida, há uma desvantagem para o blog.
Demorado: Criar novo conteúdo e atualizar seu blog pode levar um tempo significativo. Contratar escritores freelancers e um assistente virtual, ou usar o conteúdo certo, pode ajudar.
Precisa de um fluxo constante de ideias: Junto com o tempo, ter algo novo sobre o blog é um dos maiores desafios que os blogueiros enfrentam.
Pode levar tempo para ver os resultados: A Internet está sobrecarregada de informações, por isso levar as pessoas ao seu blog leva tempo.
Precisa ser comercializado também: Você está usando o blog para comercializar o seu negócio, mas para que isso funcione, as pessoas precisam saber sobre isso. O que significa que você tem que encontrar o seu mercado-alvo e atraí-los para o seu blog.
Como fazer essa ferramenta trazer resultados
Começar um blog e usá-lo para promover o seu negócio é um trabalho que pode ser configurado em poucos minutos. É o gerenciamento e o marketing contínuos que levarão tempo.
Faça um plano para usar o Blog como estratégia de Marketing Digital. O que você vai compartilhar no seu blog? Notícias, dicas, recursos, etc? Além disso, com que frequência você atualizará seu blog? Diariamente, semanalmente, etc?
Crie seu blog. Decida sua plataforma de blog e configure-a, incluindo a personalização adequada ao seu negócio. Certifique-se de usar o mesmo logotipo em seu blog como em seu site (se você tiver um site separado) para manter a consistência.
Se você usa uma plataforma de blog gratuita (não recomendada para blogs de negócios), tenha um nome de domínio apontando para o blog para facilitar o acesso dos consumidores ao seu site.
Preencha o seu blog com vários posts o mais rápido possível. Os leitores não gostam de visitar um blog com apenas um ou dois posts. Adicione dez ou mais postagens rapidamente e, em seguida, vá para sua agenda de postagem regular.
Comercialize seu blog. É muito fácil integrar as mídias sociais em seus blogs para que seus posts sejam divulgados para seus seguidores. Inclua seu blog em seus materiais de marketing também.
Responda a comentários. Lembre-se, os blogs são sociais, por isso as pessoas fazem perguntas, fornecem feedback ou compartilham suas opiniões. É claro, sempre excluindo as mensagens de spam.
Use o seu blog para incentivar as inscrições de e-mail. As inscrições são outra ótima maneira de manter as pessoas interessadas no seu negócio voltando ao seu blog, o que, novamente, dá a elas mais oportunidades de gastar dinheiro com você.
Comece agora mesmo. Crie seu blog, e invista nessa estratégia!