O e-mail marketing continua com um papel importante nas estratégias digitais principalmente na aquisição de novos clientes e no fator retenção. Apesar da emergência de novas tecnologias de mensagens instantâneas, o e-mail marketing coexiste com as demais de forma a ocupar o seu território com suas importantes características.
As pessoas utilizam ainda o e-mail como uma das principais ferramentas de relacionamento e compartilhamento de informações. As estatísticas da área de marketing demonstram sua relevância ao acompanhar o número de e-mails trocados diariamente no mundo e as perspectivas de crescimento.
Quando utilizado nas estratégias de inbound marketing, o e-mail marketing é protagonista na conversão de novos clientes e na fidelização. No e-commerce é bastante utilizado nas réguas transacionais e de relacionamento. É um fator de impulsionamento na conversão de pedido no estágio de carrinhos abandonados.
O planejamento de campanha que envolve o e-mail marketing deve considerar o objetivo e as demais estratégias da empresa. Importante entender a característica do público-alvo para construir o conteúdo com imagens, vídeos, uso de texto longo com mais detalhes ou curto mais superficial. Pensar na plataforma alvo, porque cada software tem a política de exibição de mensagem, filtros, tamanho para mobile, tudo isso ajuda na construção da mensagem.
Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e pensando no e-mail como estratégia de relacionamento, é importante inserir botões de opt-in e opt-out. Além da segurança para privacidade dos dados.
Planejar data e horário de acordo com as melhores performances de abertura, visualização e cliques, pensando também na janela de visualização aumentam a assertividade da campanha.
Definir a frequência de envio conforme o comportamento de acesso ao público-alvo ajuda na conversão. É necessário, ter uma ferramenta de envio eficiente capaz de mensurar e segmentar os dados.
Criar landing pages para cada destino de ação pode ser uma boa estratégia para gerar mais leads. Além disso, por meio do e-mail marketing podemos fazer ações Crossmídia e transmídias, por exemplo incluir os botões de Like e Follow das redes sociais nos webmails informativos e promocionais, inclusive promover nas redes sociais capturas de leads para receber webmails de promoção, benefícios e conteúdo exclusivo.
Em cima das estratégias adotadas, é importante acompanhar as métricas para análises e adequações com plataformas de automação de marketing. Além de integrar as campanhas de e-mail marketing as ferramentas de web analytics para otimizações e uma visão macro dos resultados da campanha.