[ editar artigo]

E-mail marketing para iniciantes

E-mail marketing para iniciantes

O e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada pelas grandes empresas de marketing para gerar e manter relacionamento com o clientes e é ainda uma das maneiras mais acessíveis para isso trazendo resultados.

Mas, o que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia de comunicação que se baseia no envio de e-mails de uma empresa para seus clientes.

Existem diferentes tipos de e-mail marketing, sendo que os mais utilizados são:

  • Informativo: para enviar informações para os usuários sobre novidades e atualizações relevantes sobre a empresa ou sobre o ramo em que atua, como blog posts, notícias e convites para eventos. Também chamados de newsletter.
  • Especiais: para datas especiais, como mensagens de aniversário, tempo de relacionamento com a empresa, celebração de alguma conquista.
  • Transacionais: para informar sobre o status de alguma transação feita pelo cliente, como confirmação de compra, troca de senha, cadastro.
  • Boas-vindas: para recepcionar o usuário que fez um primeiro contato com a empresa (seja ao realizar um cadastro, concluir uma compra ou preencher um formulário) e iniciar o relacionamento.
  • Promocionais: para destacar alguma oferta, promoção ou lançamento de algum produto o serviço.

Mas, nada de sair por aí mandando e-mail para seus clientes sem que eles autorizem, hein? A estratégia é conversar e oferecer para que ele receba informações sobre o seu negócio via e-mail, existem vários conteúdos que podem te ajudar a elaborar essa abordagem aqui mesmo na Comunidade.

O e-mail é uma ferramenta altamente democrática: quase todo mundo tem e sabe usá-lo. Ele concentra muitas das nossas ações online: cadastros, logins, trocas de senha e compras que fazemos na internet vão para o nosso endereço de e-mail. Ou seja, ele é parte fundamental da vida de qualquer usuário na internet, estamos sempre consultando nossa caixa de e-mail para verificar se recebemos alguma mensagem importante.

 

 

 

 

Marketing na Era Digital
Flávia Dutra de Assis
Flávia Dutra de Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital - Negócios e Estratégias (PUC - MG), Tecnóloga em Processos Gerenciais (Centro Universitário Newton Paiva - MG), Estrategista em marketing no ambiente digital para micro negócios, vendas e finanças.

Ler conteúdo completo
Indicados para você