[ editar artigo]

Influência Digital – quanto se paga pelo conteúdo gratuito?

Influência Digital – quanto se paga pelo conteúdo gratuito?

Quantos coaches, mentores, especialistas e influenciadores chegam até você nas redes sociais organicamente ou via anúncio todos os dias? É tanta gente que parece saber de tudo, tanta plasticidade, tanta perfeição, carreiras milionárias, looks impecáveis e viagens incríveis que se você não está com tudo resolvido aos 22 anos, deve precisar mesmo de uma mentoria, e logo!

A Era da Atenção é também a Era dos Fakes - Fake News, Fake People, Fake Business – quando a pose de “bem-sucedido” fala mais alto do que o caminho trilhado até ali. Na terra onde o que se aparenta e se comunica é mais forte do que o que se é, a tendência é sentirmos que sempre estamos em falta com alguma área da nossa vida.

E nem estou adentrando o mundo dos filtros e procedimentos estéticos criando padrões visuais inatingíveis. A vida na terra dos publis não é para amadores. As mensagens subliminares das mídias somadas à publicidade velada de muitos influenciadores digitais se conectam diretamente com nossos neurônios-espelho.

Tais neurônios estão ligados à visão e movimento e permitem o aprendizado por imitação. Trazendo esse conceito para o marketing, ao vermos alguém que nos identificamos consumindo determinado produto ou serviço, é desencadeado em nós um desejo. O que ainda é nebuloso nesse conteúdo “gratuito” nas redes sociais são os publis carregados de conflitos de interesse.

É uma enxurrada de conteúdo recheado de vieses cognitivos, de call to actions preenchidos e dados compartilhados no impulso. Não existe almoço de graça, tudo tem um preço. E enquanto estivermos comparando os nossos bastidores com o palco de alguém e não escolhermos com mais atenção os conteúdos que vamos consumir, essa busca por sempre mais é como o scroll do feed - consome seu tempo, sua energia, e nunca vai ter fim.

Marketing na Era Digital
Amanda Pereira
Amanda Pereira Seguir

Jornalista pós-graduada em Planejamento Estratégico em Comunicação e Trabalho com foco em Estratégia de Comunicação e Marketing Digital. Mãe, empreendedora, experiência com desenvolvimento de estratégia, gestão de equipe e cultura digital.

Ler conteúdo completo
Indicados para você