Na era do marketing digital não se descarta, e nem se anula as teorias que, ainda são consideradas atuais e importantes para a evolução do marketing. Os conceitos de confiança do consumidor têm mudado ao longo dos anos. Com o avanço da tecnologia está cada vez mais fácil ter acesso a opiniões de clientes sobre determinados produtos. No marketing 4.0, segundo Kotler, “os consumidores deveriam ser considerados colegas e amigos da marca. E a marca deveria revelar seu caráter autêntico e ser honesta sobre seu verdadeiro valor.” (KOTLER, 2017, p.27). Ou seja, as marcas precisam agir com transparência com os consumidores, para que os clientes se tornem amigos, e posteriormente defensores de tal marca. Marcas que passam por falsos valores, podem perder o prestígio e a confiança dos consumidores.
Com a facilidade de comunicação promovida pelo avanço das
redes sociais e da internet, tornando cada vez mais fácil a troca de
experiência através do ambiente online, as empresas precisam monitorar o que
está sendo comunicado e classificado sobre ela nas páginas de avaliação, e até
mesmo nos perfis pessoais dos consumidores. Podemos pontuar uma nova “ramificação”
do marketing, que durante os últimos anos vem tomando destaque e espaço
considerável no ambiente de mercado, principalmente online.