[ editar artigo]

Mobile Marketing

Mobile Marketing

Mobile Marketing é uma estratégia de marketing no ambiente digital, multicanal e que tem como objetivo os usuários de smartphones, tablets, app’s, smartwatches etc.

LEIA MAIS - Mobile Marketing – Impacte seu usuário!

Caso você tenha um desktop ou notebook em casa e este não seja utilizado para trabalho, provavelmente, a maioria de seus acessos à internet, lojas virtuais, Netflix, músicas etc. é feita massivamente por tecnologia mobile. Por isso, a importância de pensarmos desde o marketing até a experiência de compra como sendo mobile first sempre.

O celular é um recurso útil quando necessitamos chegar a algum lugar que não conhecemos o caminho, procurar um restaurante para fazer uma refeição, uma loja, encontrar ofertas disponíveis do dia, contatos, preços e especificidades sobre determinado produto ou serviço.

Como estamos sempre conectados por esses aparelhos, always on, faz sentido que as estratégias de marketing nessas plataformas mobile levem em consideração suas principais características tais como:

Mobilidade, pois o consumidor pode carregá-lo para onde e quando quiser, a única restrição é a bateria ou perda de sinal da internet; Geolocalização, alguns aplicativos rastreiam nosso deslocamento por questão de segurança e isso permite que sejamos impactados por propagandas muito pontuais e certeiras; Convergência por abarcar grande tecnologia, principalmente, os smartphones possibilitam unir, num único aparelho, diversas mídias e hardwares tais como telefone, gravador de voz, microfone, câmera de foto e vídeo, scanner, bússola, despertador, agenda, computador, gps, cronometro, navegador web etc; Transmídia, os dispositivos mobile permitem que esse tipo de conteúdo que se inicia neles ganhem outras plataformas ou vice-versa. Interatividade, em virtude dela a interação é muito maior que no computador, apesar de ter uma capacidade de processamento inferior.

Podemos notar que existe até uma tendência a levar o consumidor para o mobile por meio de ofertas com cupons ou descontos exclusivos para os aplicativos de smartphones ou tablets. Esses aplicativos tem uma interface extremamente amigável com uma busca facilitada, o que torna a experiência de compra mais fácil e intuitiva.

Antes eu fazia minhas compras todas pelo notebook, hoje não vejo mais sentindo em ligar o computador, fazer login, abrir um navegador, fazer uma pesquisa no Google, abrir o site, fazer outra pesquisa e comprar. Para que todo esse trabalho se eu posso simplesmente abrir o aplicativo da loja, fazer a pesquisa do que quero, obter um desconto e comprar?

Do mesmo jeito que não gosto de fazer um relatório de trabalho no celular e muito menos minha declaração de imposto de renda, pois são situações em que necessito de mais atenção e uma tela que permita uma visibilidade melhor, algo que o notebook oferece perfeitamente.

Como pudemos constatar, o mobile não aposentou o computador, na verdade eles se complementam, dependendo do momento e da necessidade, nós optamos por uma ou outra tecnologia.

 

Marketing na Era Digital
Ler conteúdo completo
Indicados para você