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Mobile Marketing: o que é, conceito e como funciona

Mobile Marketing: o que é, conceito e como funciona

Somos acordados por seu despertador , é o primeiro a nos dar as notícias do dia. Através dele interagimos com nossos amigos e familiares, graças a ele não precisamos mais ir ao banco. Podemos comprar passagens aéreas, consultar as melhores opções para viagens de férias, pedir um motorista particular para nos levar aonde quisermos; independente do horário conseguimos comprar qualquer refeição e recebê-la no conforto de nossas casas ou até mesmo no trabalho. Ouvimos música, assistimos filmes, séries ou aquela aula de algum curso que estejamos matriculados. Preciso dizer quem é ele?

Pare para pensar um pouco sobre a evolução que o Smartphone trouxe para a humanidade. Agora, imagine a sua vida sem ele. Não dá nem pra imaginar não é mesmo? Ele nos deu conforto, comodidade, agilidade e nos tornou ainda mais globais. Até pouco tempo, para tomarmos algumas das ações citadas acima, tínhamos que esperar chegar em casa para acessar a internet através do Desktop ou Notebook. Atualmente, podemos ir a qualquer parte do mundo navegando na internet através do celular, do Mobile Marketing.

Mas, afinal, o que é Mobile Marketing?

Mobile Marketing é uma estratégia que busca interagir, relacionar e influenciar um determinado público por meio das funcionalidades dos dispositivos mobile, como celulares, tablets e outros aparelhos móveis.

No mundo dos negócios, não estar nas plataformas mobile é o mesmo que não existir.

No Brasil, já temos mais aparelhos celulares que população, sabia?

O Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) revela que há 424 milhões de dispositivos digitais - computador, notebook, tablet e smartphone -, em uso no Brasil. Esse dado integra a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia 

Consulte a pesquisa no link abaixo:

https://portal.fgv.br/noticias/brasil-tem-424-milhoes-dispositivos-digitais-uso-revela-31a-pesquisa-anual-fgvcia 

 

Quais ações de Mobile Marketing podemos realizar?

Vou te ajudar a usar essa estratégia essencial para qualquer negócio. Darei 3 alternativas eficazes e econômicas para que seu produto ou serviço estejam disponíveis em plataformas mobile. Vamos lá?

SMS Marketing

SMS (Short Message Service), também conhecido popularmente como torpedo, é a solução mais utilizada pelas empresas para se comunicar com clientes. Com entrega imediata, custo menor que a maioria das mídias e taxa de abertura de até 98%  é possível impactar 100% dos usuários mobile com mensagens de texto de até 160 caracteres. 

Você pode usar essa estratégia para divulgação, cobrança, novidades, agendamentos, pesquisas e enquetes, notificações, lembretes, dados cadastrais.

Benefícios do SMS Marketing para empresas: 

  • Aderência: em média 98% dos SMS são abertos 
  • Eficiência: 90% das mensagens são lidas em menos de 3 min
  • Baixo custo: mais barato que a maioria das mídias

Bluetooth Marketing

O Bluetooth Marketing é uma estratégia que usa da funcionalidade do Bluetooth dos aparelhos mobile para compartilhar arquivos multimídia com as pessoas para informar sobre seus produtos e serviços.

Estes arquivos podem ser uma lista de produtos da sua empresa, o catálogo de compras ou até mesmo arquivos em vídeo promovendo o seu estabelecimento.

QR Code Marketing

Através do QR Code você permite que seus clientes acessem qualquer endereço da internet de forma rápida e segura. Então, você pode inserir um QR Code em um panfleto, por exemplo, direcionando os usuários pra o site de sua empresa para ter mais informações sobre o que você está promovendo.

Ao usar um código de QR Code na embalagem de seus produtos, poderá direcionar seus clientes para um vídeo tutorial de como usá-lo corretamente, facilitando sua comunicação com eles e tornando sua empresa mais próxima.

Esteja presente nas redes sociais

Faça uma pesquisa com seus clientes e descubra qual a rede social mais utilizada por eles e, desenvolva estratégias de marketing digital no seu perfil divulgando seu negócio. Você pode utilizar como estratégia o SMS, bluetooth ou QR Code para aumentar o número de visitas a sua página.

O consumidor é Smart

É muito importante acompanhar as tendências e evolução da tecnologia observando o que os gigantes do mercado estão usando como estratégias para relacionar com seus consumidores. 

Assim como evoluímos migrando a tv, notebook para o smartphone esse movimento não para. O consumidor está mais exigente, se tornou também Smart.

Isso fez com que as marcas criassem mais alternativas para suprir as necessidades dos seus consumidores. Estamos caminhando para a Internet das Coisas.

Já é possível manter-nos conectados através de objetos como relógios, óculos, geladeira, tênis entre outros.

Esse é o novo desafio que todos nós temos: como construir marcas inteligentes.

 

 

 

 

 

 

 

Marketing na Era Digital
Flávia Dutra de Assis
Flávia Dutra de Assis Seguir

Especialista em Marketing Digital - Negócios e Estratégias (PUC - MG), Tecnóloga em Processos Gerenciais (Centro Universitário Newton Paiva - MG), Estrategista em marketing no ambiente digital para micro negócios, vendas e finanças.

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