A revolução digital que estamos vivendo, hoje me fez refletir sobre como as marcas precisam adaptar seu atendimento, de forma que seja o mais humanizado possível!
A profundidade que existe por trás da frase “MOSTRA A SUA CARA” é exatamente o que tento mostrar aos empreendedores que atendo. Ou seja, como precisamos encarar o novo cenário para que possamos fidelizar o cliente.
O movimento do mercado é bem claro! Estamos vivendo a era da experiência do cliente ou Customer Experience, o consumidor está muito mais exigente e a maneira como ele se relaciona com a marca vem sofrendo transformações — e tudo indica que assim seguirá nos próximos anos. Hoje por exemplo, o consumidor se preocupa se a marca está alinhada com princípios socioambientais.
O uso da IA tem ganhado espaço nos diversos canais digitais, o que gera uma eficiência operacional e coleta dados bem relevantes para formatar estratégias. Porém, ainda não é possível substituir a autenticidade que as relações humanas proporcionam ao negócio.
A emoção, a empatia e as relações humanas, não serão substituídas pelos robôs — não por hora, pelo menos.
Por esse motivo é de fundamental importância que o atendimento humanizado esteja presente em todas as etapas da jornada de compra. Sabemos que o funil de vendas antes linear, hoje está dinâmico. Recebemos leads cheios de expectativas e ávidos por solucionar suas dores e é nesse momento que entra o ‘MOSTRA A SUA CARA’. Hoje é possível receber um lead direto no WhatsApp e ali mesmo acontecer todo PITCH de vendas. No final, além de cliente satisfeito, teremos criado promotores da marca.
E o atendimento do seu negócio, tem a sua cara?
Sou Tatiana Meckelburg, formada em Gestão Comercial, pós-graduanda em Estratégia de Marketing Digital, 19 anos de experiência com vendas no varejo numa empresa pública federal.