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Muitos acreditam que email marketing está ultrapassado.

Muitos acreditam que email marketing está ultrapassado.

Quem tem esse pensamento de que o email marketing é uma mídia digital ultrapassada está muito enganado. Essa ferramenta foi uma das primeiras ações digitais, foi nos anos 90 que a internet massificou o email marketing. É certo que ele perdeu um pouco de glamour quando as redes sociais começaram a despontar, mas voltou a ganhar muita relevância quando passou a ser possível segmentá-lo e com a introdução do inboud marketing nas estratégias.

O email marketing tem um ótimo custo-benefício, tem resultados rápidos, pode ser totalmente personalizado e segmentado para seu público da forma correta.

Além de todas estas vantagens você pode automatizar o envio aos seus clientes, você mensura seus resultados. A taxa média de abertura é bastante relevante, cerca de 8,4% para envios pontuais e 11% para envio através de automação.

Fique de olho em outras métricas no envio do seu email mkt, temos algumas referências que nos orientam. A entrega tem que ser acima de 95% da sua base, cliques 2%, bouce no máximo 5%, descadastramento 1% e SPAM 0,1%. Se os seus resultados estão muito diferentes destas métricas, analise onde você pode estar errando, faça testes A/B.

Para se ter sucesso usando e-mails marketing como parte da sua estratégia, o primeiro passo é conhecer o seu cliente e segmentá-lo de maneira correta, depois o assunto do email deve ser “matador”, tem que chamar a atenção, caso contrário, muito provavelmente ele não será aberto.

Crie seu email com 70% de texto e 30% de imagem pois 43% das pessoas têm as imagens bloqueadas, coloque sempre que possível links, e coloque um CTA atrativo, não esqueça de links para suas redes sociais e sempre é positivo associar seu email a uma landing page de conversão.

Depois de tudo isso, mas não menos importante aposte no seu design, ele tem papel fundamental na hora de chamar a atenção de quem está recebendo. Desta forma, escolha suas fontes, templates e layouts com atenção. Tenha o cuidado de não usar fontes muito pequenas que dificultam a leitura. Evite cores muito brilhantes, mas não esqueça de manter um contraste entre as cores do seu layout, as fontes, o fundo, as imagens e o CTA.

E por fim, para facilitar e dar melhores resultados crie um calendário editorial e mantenha sua lista de contatos sempre limpa.

 

 

Marketing na Era Digital
Iara Teixeira de Espíndola
Iara Teixeira de Espíndola Seguir

Profissional da área de marketing desde 1994, atuei em empresas multinacionais e nacional de grande porte, na indústria, varejo e distribuição. Hoje presto consultoria em marketing e comunicação digital para PME.

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