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Netnografia aplicada às redes sociais para a otimização de um perfil profissional

Netnografia aplicada às redes sociais para a otimização de um perfil profissional

Aprenda como melhorar os resultados da sua rede social a partir de dados colhidos no próprio perfil!!! A netnografia trabalha com o levantamento de informações, adquiridos por meio da observação direta dos consumidores na internet, com a finalidade de desenvolver estratégias para o ambiente digital. 

O termo Netnografia é oriundo do neologismo das palavras net + etnografia. Segundo Braga (2001), foi cunhado pelos pesquisadores norte-americanos Bishop, Star, Neumann, Ignacio, Sadunsky e Schatz em 1995, com o intuito de descrever o desafio metodológico: preservar os detalhes ricos da observação em campo etnográfico usando o meio eletrônico para acompanhar os usuários.

A técnica possibilita investigar o comportamento dos internautas, se imergir no universo deles, entender experiências e saber como melhorar suas frustrações, além de desenvolver estratégias que podem aprimorar as técnicas no mercado de uma empresa. É possível também, fazendo uso da netnografia, encontrar oportunidade para novos segmentos, ou desistir de outros. Tem sua eficácia comprovada por marcas como Coca-Cola, Johnson&Johnson e Fleischmann.

Para a rede social da sua empresa, pode ser útil no sentido de analisar dicas de conteúdo, que seus seguidores gostariam de acompanhar em seu perfil. É possível também observar pelos comentários o que talvez sua equipe precisa estar melhorando (por exemplo, reclamações sobre a demora de uma entrega). Você pode inclusive estar testando a aceitação dos seguidores em relação a novos produtos.

Como aplicar a netnografia de forma eficaz? De acordo com Valeria Brandini, cientista social, expert em Antropologia Empresarial, é importante desenvolver um planejamento de pesquisa, definir objetivos, amostragens, abrangência, profundidade e um método de como se imergir no objeto. Ou seja, definir quais serão as finalidades da pesquisa, delimitar o tamanho da amostra, entender quais melhores canais a serem usados, desenvolver estratégias, após isso, analisar toda informação colhida e entender quais melhores medidas a serem tomadas.

Viu como essa estratégia é útil para sua empresa e vai melhorar seu desempenho no cenário digital?! Vale ressaltar que a técnica não abrange apenas as redes sociais, mas blogs, comunidades ou outros tipos de plataformas (nas quais os consumidores possam estar interagindo). Para alcançar melhores resultados busque a ajuda de um profissional, na MKT Consultoria & Design você conta com profissionais especializados e diferenciados!!!

 

 

 

Marketing na Era Digital
Jainara de Jesus Viana Silva
Jainara de Jesus Viana Silva Seguir

Publicitária, especialista em Gestão de Marketing. Atualmente, trabalho com consultoria em marketing digital, gestão de redes sociais e direção de arte na MKT Consultoria & Design.

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