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Netnografia aplicada às redes sociais para a otimização de um perfil profissional

Netnografia aplicada às redes sociais para a otimização de um perfil profissional
Jainara Viana
ago. 5 - 2 min de leitura
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Aprenda como melhorar os resultados da sua rede social a partir de dados colhidos no próprio perfil!!! A netnografia trabalha com o levantamento de informações, adquiridos por meio da observação direta dos consumidores na internet, com a finalidade de desenvolver estratégias para o ambiente digital. 

O termo Netnografia é oriundo do neologismo das palavras net + etnografia. Segundo Braga (2001), foi cunhado pelos pesquisadores norte-americanos Bishop, Star, Neumann, Ignacio, Sadunsky e Schatz em 1995, com o intuito de descrever o desafio metodológico: preservar os detalhes ricos da observação em campo etnográfico usando o meio eletrônico para acompanhar os usuários.

A técnica possibilita investigar o comportamento dos internautas, se imergir no universo deles, entender experiências e saber como melhorar suas frustrações, além de desenvolver estratégias que podem aprimorar as técnicas no mercado de uma empresa. É possível também, fazendo uso da netnografia, encontrar oportunidade para novos segmentos, ou desistir de outros. Tem sua eficácia comprovada por marcas como Coca-Cola, Johnson&Johnson e Fleischmann.

Para a rede social da sua empresa, pode ser útil no sentido de analisar dicas de conteúdo, que seus seguidores gostariam de acompanhar em seu perfil. É possível também observar pelos comentários o que talvez sua equipe precisa estar melhorando (por exemplo, reclamações sobre a demora de uma entrega). Você pode inclusive estar testando a aceitação dos seguidores em relação a novos produtos.

Como aplicar a netnografia de forma eficaz? De acordo com Valeria Brandini, cientista social, expert em Antropologia Empresarial, é importante desenvolver um planejamento de pesquisa, definir objetivos, amostragens, abrangência, profundidade e um método de como se imergir no objeto. Ou seja, definir quais serão as finalidades da pesquisa, delimitar o tamanho da amostra, entender quais melhores canais a serem usados, desenvolver estratégias, após isso, analisar toda informação colhida e entender quais melhores medidas a serem tomadas.

Viu como essa estratégia é útil para sua empresa e vai melhorar seu desempenho no cenário digital?! Vale ressaltar que a técnica não abrange apenas as redes sociais, mas blogs, comunidades ou outros tipos de plataformas (nas quais os consumidores possam estar interagindo). Para alcançar melhores resultados busque a ajuda de um profissional, na MKT Consultoria & Design você conta com profissionais especializados e diferenciados!!!

 

 

 


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