Marketing na Era Digital
Marketing na Era Digital
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Nosso mundo é Phygital

Nosso mundo é Phygital
Gabriel dos Inocentes Meneses
fev. 18 - 2 min de leitura
000

A pandemia evidenciou a necessidade de todos estarmos presentes no mundo chamado digital, algo que, para muitos, parecia distante ou até mesmo opcional.

Com as restrições sanitárias, muitas atividades mercadológicas (sem contar as sociais) ficaram impossibilitadas, representando um desafio gigantesco a ser superado por negócios mundo afora. Mas o conceito do digital não é novo. Se considerarmos apenas a popularização da internet, remontamos a década de 1990, 30 anos atrás.

LEIA MAIS - O que realmente está mudando no Marketing na Era Digital?

A longo dos anos, com as evoluções tecnológicas, os processos nas organizações foram sendo digitalizados, em um fenômeno denominado Transformação Digital, que se intensificou nos últimos anos.

O marketing é uma das áreas de negócio mais impactadas por essa realidade que, mais do que direcionar sua evolução, inverteu o seu vetor. Ou seja, antes, a oferta do marketing era de um para muitos e as empresas as “impunham” para o mercado. Hoje, com o consumidor cada vez mais conectado, as empresas não podem mais impor suas ofertas, elas precisam oferecer soluções a demandas do mercado e, muitas vezes, cocriar para proporcionar um melhor market fit para seus produtos.

Segundo Martha Gabriel o correto é dizer que o Marketing acontece, também, em ambiente digital, tendo seus princípios e conceitos por ele potencializados.

Importante ressaltar a palavra “também”, uma vez que não é possível separar o que é físico do que é digital, tendo em vista que nós, enquanto pessoas negócios, integramos o melhor dos dois mundos em nosso dia a dia.

Assim sendo, o desafio do marketing é unir os dois mundos para proporcionar a melhor experiência para as pessoas, em uma realidade horizontalizada e conectada, assim como reforçado pelos conceitos apresentados por Kotler em sua obra Marketing 4.0.

E como fazer isso? Unindo o foco em tecnologias com o foco em pessoas, potencializando relações, coletando e analisando dados em um processo de feedback contínuo que traz insights para ajustes na estratégia em tempo real, otimizando recursos como tempo, dinheiro e  talento.

Fica claro que, nesse contexto, mais dos que as tecnologias, plataformas e recursos – cada vez mais incríveis - é o mindset das pessoas e profissionais, ou seja, a maneira como elas entendem o mundo e direcionam suas ações que vai determinar seu sucesso no mundo Phygital.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você