Netnografia é um poderoso instrumento que nos permite conhecer melhor o nosso público-alvo. Entender de que maneira as pessoas vivem no mundo físico e digital, é fundamental para compreendermos os valores e comportamentos das pessoas.
Dentro dessa perspectiva o Social Decode estuda o que dizem as pessoas sem que elas se deem conta, transformando seus comportamentos em dados a serem analisados em favor da empresa ou da marca para entender a relação entre as pessoas e também a relação entre as pessoas e as marcas.
As percepções das pessoas sobre um produto, marca ou organização dizem muito mais sobre elas mesmas do que o que elas observam. Isso porque nós olhamos as coisas como nós somos.
Se a cultura (conforme antropologia) é uma teia de significados que o homem construiu e fica preso à ela, o entendimento do significado é o entendimento do porquê das coisas.
Dentro da análise da estrutura do consumo, o uso da gramática dos significados nos permite entender o que são as percepções, os valores das pessoas.
A busca por entender os significados por trás das ações e percepções, nos permite descobrir o porquê de as pessoas fazerem tais coisas e assim, podemos acessar não somente o que as pessoas dizem, mas o que está por trás do que elas não dizem.
O Social Decode atende a estrutura de pesquisa antropológica criada por Clifford Geertz que entende a Antropologia Social como uma Ciência que interpreta significados. Associada à ela se une a ciência da Comunicação.
Todos os estudos, quando decodificados, mostram relações causais e estruturas de escolhas, gostos e motivadores em geral das pessoas em relação à marcas, produtos, organizações e empresas em geral.
Esse mapeamento dos significados nos permite encontrar não só respostas para questões pontuais, mas soluções latentes que estão dentro dos problemas nas empresas.
Cada vez mais, o estudo do comportamento do consumidor vem sendo feito para auxiliar as empresas na criação de estratégias eficientes de conhecimento profundo de sua persona.