[ editar artigo]

O estratégico poder da Netnografia a favor das marcas

O estratégico poder da Netnografia a favor das marcas

Netnografia é um poderoso instrumento que nos permite conhecer melhor o nosso público-alvo. Entender de que maneira as pessoas vivem no mundo físico e digital, é fundamental para compreendermos os valores e comportamentos das pessoas.

Dentro dessa perspectiva o Social Decode estuda o que dizem as pessoas sem que elas se deem conta, transformando seus comportamentos em dados a serem analisados em favor da empresa ou da marca para entender a relação entre as pessoas e também a relação entre as pessoas e as marcas.

As percepções das pessoas sobre um produto, marca ou organização dizem muito mais sobre elas mesmas do que o que elas observam. Isso porque nós olhamos as coisas como nós somos.

Se a cultura (conforme antropologia) é uma teia de significados que o homem construiu e fica preso à ela, o entendimento do significado é o entendimento do porquê das coisas.

Dentro da análise da estrutura do consumo, o uso da gramática dos significados nos permite entender o que são as percepções, os valores das pessoas.

A busca por entender os significados por trás das ações e percepções, nos permite descobrir o porquê de as pessoas fazerem tais coisas e assim, podemos acessar não somente o que as pessoas dizem, mas o que está por trás do que elas não dizem.

O Social Decode atende a estrutura de pesquisa antropológica criada por Clifford Geertz que entende a Antropologia Social como uma Ciência que interpreta significados. Associada à ela se une a ciência da Comunicação.

Todos os estudos, quando decodificados, mostram relações causais e estruturas de escolhas, gostos e motivadores em geral das pessoas em relação à marcas, produtos, organizações e empresas em geral.

Esse mapeamento dos significados nos permite encontrar não só respostas para questões pontuais, mas soluções latentes que estão dentro dos problemas nas empresas.

Cada vez mais, o estudo do comportamento do consumidor vem sendo feito para auxiliar as empresas na criação de estratégias eficientes de conhecimento profundo de sua persona.

Marketing na Era Digital
Karina Aparicio
Karina Aparicio Seguir

Eu sou Karina Aparicio, moro há 10 anos na Flórida. Atuei no mundo corporativo (EUA), no setor de Endomarketing para Empresa de Logística e Supply Chain. Hoje sou consultora e mentora de empreendedoras iniciantes em Marketing em ambiente Digital.

Ler conteúdo completo
Indicados para você